A fiscalização em São Mateus pelo cumprimento da quarentena de 14 dias estabelecida pelo Governo do Estado iniciou na tarde desta quinta-feira (18). O trabalho tem a participação da Vigilância Sanitária Municipal, fiscais de Código de Postura Municipal, Secretaria de Defesa Social, bombeiros e policiais militares.

O trabalho tem a participação da Vigilância Sanitária Municipal, fiscais de Código de Postura Municipal, Secretaria de Defesa Social, bombeiros e policiais militares. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Pela manhã, teve uma reunião no 13º Batalhão para definir as estratégias de fiscalização. Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador relata que as equipes percorreram a Cidade, orientando e notificando os lojistas e ambulantes, sobre as medidas extraordinárias estabelecidas pelo Governo do Estado pelo período desta quinta até 31 de março, acompanhadas ainda de Decreto Municipal.

Henrique detalha que a fiscalização seguirá em todos os dias da quarentena, em duas escalas, sendo uma noturna e outra durante o dia, inclusive nas praias, que tiveram a utilização proibida na quarentena.

Apesar de ser ainda constatado movimento, a Reportagem observou uma redução da circulação de pessoas em relação à normalidade. Algumas lojas estavam com profissionais dentro dos estabelecimentos, trabalhando internamente. Outras estavam completamente fechadas, com comunicado de que suspenderam o atendimento aos clientes pelo período da quarentena.

Leia também:   Polícia Civil prende investigado por crime de homicídio em São Mateus
Algumas lojas optaram por manter os funcionários trabalhando internamente e vendendo no sistema delivery. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Na área central da Cidade, no primeiro dia de quarentena, foi possível perceber o funcionamento de lojas de assistência técnica e de vendas de celulares, de cosméticos, de produtos alimentícios e de limpeza, de óticas, de material de construção, além de supermercados, lotéricas, farmácias, laboratórios e clínicas médicas. Follador frisa que óticas e lojas de cosméticos não estão entre os essenciais e estão sendo notificadas a também fecharem.

Vacinação de 75 a 79 anos segue em São Mateus

A vacinação segue em São Mateus. Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador explica que o sistema drive thru poderá continuar sendo realizado mesmo com a quarentena.

A proibição de drive thru que consta no decreto estadual da quarentena não se aplica para atividades de saúde. Henrique destaca que todos os integrantes das equipes de vacinação estão vacinados contra a covid-19. O município segue com a vacinação do público de 75 a 79 anos. Henrique acredita que há possibilidade de iniciar na semana que a aplicação de doses no público-alvo de 70 a 74 anos.

Leia também:   Polícia Militar registra encontro de cadáver em São Mateus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here