Entidades mateenses se reuniram nesta semana na Câmara de São Mateus para debaterem alternativas para o abastecimento de água na Cidade. “É uma associação de articulação”, afirma o presidente da Associação Agricultura Forte, o produtor rural Edvaldo Permanhane. Segundo ele, também integra o time a Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor).
Permanhane destaca ainda que foram convidadas para o debate representantes de diversas entidades como Ministério Público Estadual, Ceunes, Ifes, Agerh, entre outros, além do deputado federal Evair de Melo. A primeira reunião ocorreu na segunda-feira (14) na Câmara. O produtor rural afirma que um o objetivo principal é reivindicar do poder público o compromisso de buscar soluções para os desafios enfrentados no abastecimento de água potável em São Mateus.
De acordo com Permanhane, uma comissão está sendo formada visando buscar junto aos representantes municipais e estaduais soluções que considera rápidas, além de recursos financeiros, para sanar o problema. “Na comissão teremos representantes do Idaf, Ufes, Ifes, Incaper, entre outros, pois precisamos de urgência na realização desses projetos” – frisa.
Ele destaca ainda que no dia 8 outubro a Associação Agricultura Forte participou de uma reunião com secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, onde foi explicado que o projeto da barragem no Bamburral está em fase de elaboração pelo Governo do Estado. “A sociedade quer agora uma captação no km 13 ou no km 15, e vamos conseguir, se Deus quiser. E o governador está fazendo o projeto” – salienta.
COMISSÃO
Segundo Permanhane, nesta quinta-feira (17), às 18h, está agendada uma reunião entre os membros da comissão para detalhar o projeto de mudança de captação. “Queremos esse projeto. Vamos agir. Agora, enquanto não houver água, a comissão não para mais” – complementa.
Foto do destaque: Divulgação