A enfermeira Cristiana Sampaio e a idosa Nailde Quaresma foram as primeiras moradoras de São Mateus vacinadas contra a covid-19. O ato que marcou o início da vacinação no Município aconteceu na tarde desta terça-feira (19), no Lar dos Velhinhos, com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes, do prefeito Daniel Santana e do secretário municipal de Saúde, Henrique Follador.

Primeira a vacinar no Município, a enfermeira Cristiana Sampaio é profissional da Prefeitura de São Mateus, cedida ao Lar dos Velhinhos. Emocionada, ela disse que estava orgulhosa em ser selecionada para simbolizar o início da vacina e reforçou o pedido para que a população mantenha os cuidados de prevenção ao coronavírus. Aos 81 anos, residente no Lar dos Velhinhos, Nailde Quaresma foi a segunda e mostrou satisfação e entusiasmo a receber a dose.

Nailde foi a primeira idosa do lar dos Velhinhos a receber a vacina. Foto: Yohann Doná Telles – PMSM/Divulgação

A vice-governadora Jaqueline Moraes avalia que o Espírito Santo foi ágil em distribuir a primeira remessa das doses da vacina, que chegaram segunda-feira (18) ao Estado. “Acreditamos na ciência, acreditamos na vida”, exalta Jaqueline, estimulando as pessoas a se vacinarem quando estiverem como público alvo de determinada etapa.

Leia também:   Dois mortos a tiros em Pinheiros
A vice-governadora Jaqueline Moraes, o prefeito Daniel Santana e o secretário Henrique Follador acompanharam a vacinação no lar dos Velhinhos. Foto: Yohann Doná Telles – PMSM/Divulgação

O prefeito Daniel Santana também destaca como um dia histórico esta terça-feira (19). O prefeito ressalta que a parceria com o Governo do Estado permitiu que o Município iniciasse a vacinação um dia após as doses chegarem no Espírito Santo, dois dias depois da liberação da Coronavac pela Anvisa.

1.180 DOSES EM SÃO MATEUS

O secretário Henrique Follador detalha que São Mateus recebeu 1.180 doses nesta primeira remessa da vacina Coronavac, enviada pelo Ministério da Saúde ao Espírito Santo. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados idosos do Lar dos Velhinhos e profissionais de saúde.

São Mateus recebeu 180 doses da vacina contra a covid-19. Yohann Doná Telles – PMSM/Divulgação

Os contemplados recebem a partir de duas semanas a segunda dose, que está incluída dentro das 1.180 disponibilizadas ao Município.

Sesa detalha público alvo

A Secretaria Estadual da Saúde detalha que para a primeira etapa da primeira fase, a imunização se dará pelos trabalhadores da saúde, pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência, pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas  e indígenas ladeados, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

Leia também:   Especialistas esclarecem dúvidas mais comuns sobre as variantes do coronavírus

Como o Estado recebeu 101.320 doses nesta primeira remessa que chegou segunda-feira (18), a prioridade é para profissionais que trabalham nos setores de urgência e emergência dos hospitais, principalmente de UTI, e os idosos residentes em instituições de longa permanência. A disponibilidade para as demais pessoas do primeiro público alvo será de acordo com a disponibilidade de novas doses pelo Ministério da Saúde.

A vacina desta primeira remessa é a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here