Nesta quinta-feira (9), a taxa de ocupação dos leitos para tratamento de covid-19 do Hospital Roberto Arnizault Silvares ultrapassou 90%. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a enfermaria seguia com 100% de ocupação, enquanto na UTI, dos 30 leitos disponíveis, havia apenas quatro vagas.
A situação dos leitos contratados pelo Governo do Estado no Hospital Meridional São Mateus também era preocupante nesta quinta já que a unidade estava com 80% de ocupação. Dos 20 leitos de UTI, 16 estavam ocupados, e na enfermaria, que conta com 15 leitos, havia apenas 3 vagas.
Em resposta à Rede TC, a Secretaria Estadual da Saúde disse que a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais é dinâmica, “já que diariamente são realizadas altas médicas, óbitos, transferências e novas admissões de pacientes”.
Nesta quinta-feira, por exemplo, a Sesa destaca que a ocupação do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares era de 92,86%. “A Secretaria ressalta que ainda faz parte do planejamento do Estado a expansão de oferta de novos leitos de UTI e enfermaria e que liberou a contratação de cerca de 200 novos profissionais para os hospitais da Região Norte de Saúde para reforçar a linha de frente de combate à covid-19” – complementa. Entretanto a Sesa não informou quando efetivamente esses novos leitos estarão disponíveis.
LINHARES
Linhares, que apresenta uma taxa elevada de contaminação pelo novo coronavírus, tinha na quarta-feira 28 leitos para atender à população. Nesta quinta, de acordo com os dados da Sesa, o Hospital Geral teve 25 leitos de enfermaria disponibilizados para o tratamento de covid-19, dos quais 10 já estavam ocupados restando 15 vagas. No mesmo hospital, dos 20 leitos de UTI, havia apenas 3 vagas. Já o Hospital Rio Doce estava com 100% de ocupação. A unidade oferta 8 vagas de UTI para covid-19.