Dados do Governo do Estado apontam para ocupação total dos leitos de enfermaria do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares nesta quarta-feira (8), que é referência para tratamento de coronavírus no norte do Estado.

De acordo com a atualização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) no Painel Covid-19 do Espírito Santo de ontem à tarde, o HRS dispõe de 56 leitos para covid-19, dos quais 26 são de enfermaria e estavam com 100% de ocupação nesta quarta. Outros 30 leitos da unidade hospitalar são de UTI, sendo que 22 estavam ocupados.

No Hospital Meridional São Mateus havia ontem duas vagas de enfermaria, das 15 contratadas pelo Governo do Estado. Dos 20 leitos de UTI contratados, 18 já estavam ocupados. Desta forma restavam disponíveis ontem 10 leitos de UTI, somando a disponibilidade nos dois hospitais a serviço público.

A situação é preocupante, já que demonstra uma taxa de ocupação muito alta resultando em pouca disponibilidade para atender a demanda do norte do Estado. É necessária uma atuação rápida e incisiva do Governo do Estado no sentido de ampliar a oferta de leitos para que não haja o colapso dos serviços hospitalares habilitados a atenderem os pacientes acometidos de covid-19.

Leia também:   “Descansou o grande músico Alexandre Lima”, manifesta o governador Renato Casagrande

É importante observar que o Norte do Estado tem o menor número de casos de coronavírus entre as quatro macrorregiões capixabas. Como exemplo, basta observar que São Mateus tem 802 casos confirmados, o que dá o índice de 6,17 casos para cada grupo de mil moradores.

Já Linhares, que de acordo com a legislação em vigor pertence à Macrorregião Central do Estado, apresenta 2.816 casos confirmados, o que significa 17,07 casos para cada grupo de mil moradores. Os linharenses têm em sua cidade apenas 28 vagas de UTI habilitadas nos hospitais Rio Doce e Geral, estando 100% ocupadas. E pior ainda, não há, de acordo com informações oficiais da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de leitos de enfermaria naquele município, fazendo com que os eventuais pacientes sejam trazidos para São Mateus ou levados para outros locais.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here