O deputado estadual João Coser participa de agendas no norte do Estado, incluindo lima plenária regional na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Mateus, na noite desta sexta-feira (22). Porém, antes, ele esteve na sede da Rede TC de Comunicações e concedeu entrevista. O parlamentar destacou que o objetivo do encontro é retomar o alinhamento com as lideranças para o mandato atual, após quatro meses que esteve licenciado para concorrer à Prefeitura de Vitória. Outro objetivo é iniciar as discussões para a estruturação do partido visando o pleito de 2026. Ele adiantou que deve concorrer a uma das 10 vagas do Espírito Santo na Câmara Federal.
João Coser disse que realiza um clico de plenárias para se reapresentar às lideranças, como prefeitos, sindicalistas, religiosos, sociais, colocando à disposição deles o restante do mandato de forma plena. O deputado estadual frisou que o norte do Espírito Santo tem eleitores mais próximo do PT. “O desempenho eleitoral do PT sempre foi maior no norte”, enfatiza.
Em São Mateus, também participaram da plenário correligionários dos municípios de Linhares, Jaguaré, Sooretama, Conceição da Barra e Pedro Canário. Neste sábado, as plenárias serão realizadas de forma regionalizada, em Nova Venécia, pela manhã, e em Colatina, à tarde.
João Coser ressalta que as reuniões têm o objetivo de buscar encaminhamentos junto com as lideranças locais para as ações que podem ser realizadas por meio do mandato até 2026. E ressaltou ter uma boa relação com o governador Renato Casagrande e com os secretários estaduais. Reforçou que o norte pode receber grandes investimentos tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal.
O deputado ressaltou também a construção partidária para 2026, destacando a provável candidatura do Presidente Lula à reeleição, a possível candidatura de Helder Salomão para governador do Espírito Santo e a de Fabiano Contarato à reeleição no Senado.
Otimismo para 2026
João Coser disse ainda que está otimista em relação ao desempenho do PT nas Eleições de 2026. E ressalta que, como o deputado Helder Salomão foi o mais votado em 2022, ele deve colocar o nome na disputa ao cargo de governador. Além disso, enalteceu que Fabiano Contarato é avaliado “como um dos melhores senadores do Brasil” e possivelmente concorrerá à reeleição.
“Estamos praticamente no pleno-emprego, a inflação não está tão alta, temos financiamento para a agricultura”, comentou, sobre os resultados do terceiro mandato do Presidente Lula. Ele também elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lembrando que ele conseguiu a aprovação da Reforma Tributária. “O Brasil, daqui a alguns anos, será um País mais moderno”, defendeu.
O deputado reforçou ainda outras questões que considera positivas em relação à habitação e crédito rural. Contudo, frisa que a única questão são os juros –taxa Selic— ainda altos.
João Coser ressaltou a atuação dele como deputado estadual e lembrou que contribuiu na Assembleia para a aprovação da redução da alíquota do ICMS para as vendas do café conilon capixaba, que caiu de 12% para 7%.
TENTATIVA DE GOLPE
João Coser manifestou ainda tristeza pelo atual momento político do Brasil, com a divulgação de uma tentativa de golpe que incluía o assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckimin e do ministro do STF, Alexandre de Moraes. “Nós sabíamos que teria risco, mas não imaginávamos que chegaria a tanto”.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital