Enquanto São Mateus tem 44 mortes por covid-19 e está classificado pelo governo estadual como em risco alto no mapa de gestão da covid-19, Cachoeiro de Itapemirim tem 116 óbitos e está classificado como em risco baixo.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde neste domingo (9), São Mateus teve apenas um caso de coronavírus nas últimas 24 horas, chegando assim a 1.637 confirmações. Não houve registro de nova morte, mantendo-se assim em 44 o número de óbitos. São anotadas 955 pessoas curadas.

Com o novo mapa de risco realizado pelo governo estadual divulgado na sexta-feira (7), e que entra em vigor a partir dessa segunda-feira, São Mateus foi classificado como município em risco alto de covid-19. Como consequência, aumentam as restrições ao funcionamento da economia local, que, diferentemente dos municípios classificados em risco moderado ou baixo, não poderá ter o comércio funcionando aos sábados.

É evidente que todos devem zelar pela prevenção à saúde coletiva, em especial os órgãos governamentais. Mas é preciso que o governo explique os critérios de enquadramento de São Mateus em risco alto, o que não foi feito até agora.

Leia também:   “Descansou o grande músico Alexandre Lima”, manifesta o governador Renato Casagrande

Alguns números disponíveis no painel oficial da covid-19 mantido pela Secretaria Estadual de Saúde causam inquietações sobre os critérios dessa classificação de São Mateus.

Por exemplo, veja-se o caso de Cachoeiro de Itapemirim. Esse município do sul do estado está classificado como Risco Baixo, mas tem 3.883 casos confirmados de coronavírus, o que significa uma proporção de 18,5 casos por cada grupo de mil habitantes. São Mateus tem 1,637 casos confirmados e uma proporção de 12,5 casos por mil habitantes, portanto muito abaixo de Cachoeiro.

Quando se analisa o número de óbitos, outra discrepância. Cachoeiro tem 116 óbitos e São Mateus tem 44.

A taxa de letalidade da covid-19 em Cachoeiro está em 3,0%. A de São Mateus está em 2,7%, que inclusive é abaixo da média estadual, também em 3%.

É sabido que a classificação do risco no mapa de gestão da covid-19 segue a vários critérios. O que a comunidade mateense quer são os esclarecimentos sobre esse enquadramento. E se esse Risco Alto de São Mateus for consequência das taxas de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI dos hospitais Meridional e Roberto Silvares, que o governo estadual tome as providências para equacionar a situação e aumentar a oferta de leitos imediatamente.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estão colocando outras mortes por Clovid. Médicos inescrupulosos, incompetentes, que devem tomar vergonha na cara e respeitar o juramento que fizeram quando foram diplomados, diga-se de passagem,indevidamente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here