O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), realizou nesta quinta-feira (15) a primeira formatura do Programa Qualificar ES. E o governador Renato Casagrande, que prestigiou a cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, prometeu ampliar o programa. “Estamos analisando as demandas de cada região e buscando locais de referência para a realização de cursos presenciais”, destacou Casagrande.

A formatura contou com a presença dos formandos e familiares, além de professores e autoridades políticas. Casagrande afirmou ainda que o programa deve formar cerca de 170.000 pessoas até 2022. Já foram oferecidas 21.785 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e online. A terceira oferta de vagas está prevista para o final de setembro.

“Qualificaremos pessoas em diversas áreas para que o espírito empreendedor seja colocado em prática. Os cursos impactam diretamente na geração de renda, pois amplia a qualidade na prestação do serviço e do próprio produto. Além disso, o programa é o passaporte para que possamos dar oportunidade de conquistar um emprego ou até mesmo empreender” – ressaltou.

Leia também:   Estado investe em obras de conservação de vias, construção de ponte e entrega de equipamentos na região sul

Casagrande destacou o papel do Governo do Estado na oferta de oportunidades de qualificação. “Em um momento de economia fraca como temos no Brasil diante das incertezas econômicas, os cursos darão dinamismo e uma base para a nossa sociedade”.

Também participaram da cerimônia no Palácio Anchieta a vice-governadora Jaqueline Moraes, a secretária da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, além do diretor-presidente da Fapes, Dênio Rebello Arantes, entre outras autoridades.

PROGRAMA

O programa Qualificar ES foi lançado em maio deste ano e disponibilizou, na primeira oferta de vagas, 8.210 oportunidades em cursos presenciais, semipresenciais e on-line, que foram disputadas por cerca 20.000 capixabas. Na solenidade, os formandos dos cursos presenciais receberam os certificados de conclusão das capacitações profissionais em diversas áreas.

Foram aproximadamente 4.000 capixabas qualificados nesta primeira oferta do programa. A oradora da cerimônia foi a formanda do curso de Doces Para Festas, Glêicia Reis de Souza, de 38 anos, residente em Cariacica, que preparou doces que aprendeu no curso para presentear o governador.

Leia também:   Veja como evitar golpes virtuais nas compras on-line para o Natal

Vitória – ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here