A partir desta terça-feira (05), o Governo do Espírito Santo se tornou parceiro do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil (Inesc P&D Brasil). A assinatura do acordo de cooperação ocorreu na sede do Instituto, no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), na Cidade de Porto, em Portugal.

“A assinatura faz parte da agenda da missão de inovação a Portugal e tem como objetivo principal o desenvolvimento científico, a inovação tecnológica e o empreendedorismo do Espírito Santo, além da realização de trabalhos em conjunto”, ressalta a assessoria do Governo do Estado, em mensagem à Rede TC. Participaram da assinatura o governador Renato Casagrande; o presidente do Conselho de Administração, José Manuel Mendonça; o administrador e coordenador de Cluster, Rui Oliveira, e o diretor presidente da Inesc P&D Brasil, Vladimiro Miranda.

Para o governador Casagrande, a expertise da Inesc Tec e a atuação da empresa no Brasil pode tornar o Espírito Santo cada vez mais inovador. “Temos um Estado organizado e que investe em inovação que é uma prioridade em nosso governo. A Inesc Tec é uma referência e viemos conhecer um pouco mais a instituição e ver o que podemos fazer em sinergia. Os laboratórios de energia elétrica e de robótica nos mostram como um intercâmbio com a instituição pode trazer benefícios ao nosso Estado. Levar tecnologias que melhorem a vida dos capixabas é uma de nossas prioridades. A instituição atua no Brasil e, com este acordo, pode vir a atuar no Espírito Santo, tornando o Estado em um celeiro de inovação” -ponderou Casagrande.

Leia também:   Polícia Militar prende dois após roubo e troca de tiros em São Mateus

Outros objetivos específicos do acordo são: incrementar o intercâmbio de informações e dados entre os envolvidos; fomentar o empreendedorismo e a criação de startups no Estado e o entendimento e cooperação entre empresas startups no Espírito Santo e empresas incubadas pelo Inesc Tec; apoiar atividades conjuntas entre pesquisadores do Estado, do Inesc P&D Brasil e do Inesc Tec; dentre outras.

A gestão do termo de cooperação será realizada pelo governador, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), pelo presidente do Conselho de Administração do Inesc Tec e pelo diretor presidente do Inesc P&D Brasil. O acordo tem duração de três anos podendo ser renovado.

A secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, compõe a comitiva e participou da assinatura do termo de cooperação. Ela comentou sobre a escolha do Instituto para se tornar parceira do Estado na missão de inovação: “O Inesc Tec já possui uma perna no Brasil e o que nós pretendemos é ampliar essa atuação, trazendo também para o Espírito Santo. O Instituto é composto por 13 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento dentro de Portugal e esperamos que, através do termo, possamos usufruir de tudo que é produzido nesses 13 centros”, afirmou.

Leia também:   Acidente grave com motociclista nesta segunda em São Mateus

Cristina Engel ainda frisou sobre a forma que o acordo foi construído. “Nós procuramos fazer um termo de cooperação bem amplo, sem fechar em assuntos específicos, pois o Inesc Tec trabalha com uma enormidade de laboratórios. Por isso nós procuramos fazer um termo de cooperação bem abrangente de forma que depois possam ser inseridos termos mais específicos”, destacou.

A comitiva conheceu o trabalho realizado pela Inesc Tec, em seguida visitou o laboratório de redes elétricas inteligentes e veículos elétricos; o laboratório de robótica e sistemas robóticos autônomos e o laboratório de microfabricação e imagiologia.

INSTITUTO

O Inesc Tec é uma instituição privada de pesquisa sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria e treinamento avançados e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Ele atua na interface do mundo acadêmico e empresarial, aproximando academia, empresas, administração pública e sociedade. O Instituto incorpora 13 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento que estão estruturados em quatro domínios temáticos: Ciência da Computação; Indústria e Inovação; Sistemas Inteligentes em Rede; e Potência e Energia.

Leia também:   Homem é assassinado dentro de casa no centro de Linhares

INESC P&D Brasil

Em 2012, o modelo de gestão organizacional e científica do Inesc Tec foi exportado para o Brasil e, assim, o Inesc P&D Brasil foi criado. Sua rede já conta com mais de 13 universidades, de 11 estados brasileiros, cujo objetivo é produzir ciência, transferir tecnologia e criar valor no Brasil.

A comitiva do Governo do Estado é composta ainda pelo secretário do Governo, Tyago Hoffman, e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello. Também participaram das visitas o deputado federal e membro da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal Ted Conti e o vereador de Vitória Max da Mata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here