A Câmara de Pinheiros emitiu nesta quarta-feira (17) uma nota em que se posiciona contra o fechamento do comércio, principal medida da quarentena anunciada pelo Governo do Estado com validade a partir desta quinta-feira (18) até o dia 31. Em mensagem enviada à Rede TC de Comunicações pela vereadora Janete Akisaski, a nota afirma que os parlamentares “são sabedores que os estabelecimentos comerciais, por si só, não disseminam o novo coronavírus”.

Ainda de acordo com a nota, na reunião de terça-feira (16), os vereadores se reuniram com o prefeito Arnóbio Pinheiro e o secretário de Saúde para discutir o fechamento das escolas e a transição para aulas online, além da instalação de barreiras sanitárias, aumento da fiscalização e orientações sanitárias, a possibilidade de atuação em home office para servidores públicos, aquisição de vacinas e agendamento de testes.

Praça Cristiano Dias Lopes, Pinheiros (ES) -Foto: TC Digital

A Câmara esclarece que a decisão de colocar todo o Estado em quarentena com o consequente fechamento de parte dos estabelecimentos comerciais não deixa alternativa ao município, “a não ser segui-las”.  O Legislativo Municipal afirma também que os municípios podem adotar medidas mais rígidas, “mas não mais brandas que as do Estado”.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

Por esses motivos, a Câmara declara que “todos os vereadores estão cientes que o comércio do município de Pinheiros, de modo geral, segue todas as medidas sanitárias de segurança contra a covid-19, adotando todas as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, bem como atravessam delicadíssima situação financeira desde o início da pandemia”.

Também ressalta que os vereadores sempre se solidarizaram com as famílias atingidas pelas medidas tomadas pelo Governo do Estado. “Seguimos com nossa missão de defender o comércio local para que os impactos da pandemia no setor varejista sejam os menores possíveis”, conclui a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here