Por
Claudio Caterinque
Repórter
O deputado estadual João Coser, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo, afirma que existe “um jogo aberto para o ano de 2026 na candidatura ao Governo do Estado”. A análise foi feita em entrevista durante visita à Rede TC de Comunicações na tarde desta quinta-feira. Para a Reportagem, o parlamentar capixaba defendeu que a candidatura do deputado federal Helder Salomão, do PT, para o Governo do Estado, é “uma alternativa à era Hartung-Casagrande”.
“Nós estamos passando uma fase no Estado do Espírito Santo, que é a era Paulo Hartung e Renato Casagrande. O PT vai colocar uma proposta, uma candidatura, e nós estamos muito animados com isso. O Helder está animado, o partido, a nível nacional, está apoiando e agora estamos aguardando o aval final [para a candidatura petista no Espírito Santo] do presidente Lula” – salienta João Coser.
ENCONTROS POLÍTICOS
O deputado explica que está realizando visitas a vários municípios capixabas com o objetivo de ampliar o contato com a base, sindicatos de trabalhadores rurais, pequenos e médios produtores, associações e cooperativas, além de manter um debate de caráter mais político. “Nós já fizemos os encontros setoriais do partido. Fizemos reuniões do diretório estadual, planejamento que nos indicou exatamente [a necessidade de realizar] essa volta pelo Estado” – acrescenta.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
Segundo João Coser, amanhã ele realiza encontros setoriais do PT em São Mateus e Águia Branca. “No dia 15 faremos em Cachoeiro de Itapemirim e, depois, Muniz Freire, em mais uma volta pela região sul. Depois faremos a Grande Vitória. Estaremos todos presentes, senador Fabiano Contarato, deputado Helder, deputada Jackeline [Jack Rocha], deputada Iriny. O PT está circulando por todo o Espírito Santo e estamos organizados em 58 municípios. Temos uma meta de fazer [organizar] outros 20 [municípios], para chegarmos no final do ano, já na eleição do ano que vem, com o PT presente em todos os 78 municípios capixabas”.
Projeto do PT para 2026 é eleger dois deputados federais e quatro estaduais no ES, afirma deputado
Um dos projetos do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições em 2026 é ampliar a bancada na Assembleia Legislativa, segundo João Coser, que junto com a deputada Iriny são os representantes do partido na Ales na atual legislatura. Além disso, o partido também deve trabalhar para eleger dois deputados federais, incluindo ele, reeleger o senador Fabiano Contarato e o presidente Lula.
Dentre as candidaturas que o PT busca fortalecer no Estado está a da filha de João Coser, Karla Coser, reeleita vereadora em Vitória em 2024 com 7.209 votos, considerada a parlamentar municipal mais bem votada da história do Espírito Santo. No próximo ano, ela pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, conforme João Coser fez questão de destacar.
CONVERSAS COM TRABALHADORES RURAIS
Nesta semana, João Coser mantém agendas com trabalhadores rurais no Norte capixaba. Na quarta-feira, a agenda foi iniciada na Macrorregião Central, com reuniões em diversas comunidades rurais de Linhares. Ontem, além de São Mateus –em Nestor Gomes–, João Coser cumpriu agenda também em Jaguaré. Hoje, o deputado segue para encontros com trabalhadores rurais de Conceição da Barra e Pedro Canário.

Foto: Luciana Castro-Ascom João Coser/Divulgação
“Como tenho uma representação, porque tenho uma história muito grande na agricultura, principalmente na agricultura familiar, sou neto e filho de produtor rural, me dedico muito a essa área. Também sou vice-presidente da Comissão de Agricultura [da Ales]. Então, venho para fazer um debate político, mas também para ouvir mais as comunidades rurais” – acrescenta o parlamentar.
COSER NA TC
“Só agradecer a oportunidade. É muito bom estar aqui [na TC]. Vocês têm um veículo de comunicação altamente qualificado. É o veículo do Norte do Espírito Santo. Estar na Tribuna do Cricaré, para mim, é uma oportunidade muito grande. Quero agradecer de coração a vocês, a forma como fazem um jornalismo democrático e totalmente transparente. Então, muito obrigado ao Diretor Geral Márcio Castro e aos profissionais da rede”.
Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital







