Até o fim do mês de março, todas as escolas da rede estadual poderão compor o Conselho de Líderes. “A seleção deve ser feita por todas as unidades de ensino médio e o objetivo é que o protagonismo entre os alunos seja incentivado e fomentado. O processo de escolha tem validade de um ano” – detalha a assessoria da Secretaria Estadual da Educação (Sedu).

Cada escola constituirá uma Comissão Escolar por turno, com representatividade de funcionários, do corpo docente e do corpo discente, que percorrerá todas as salas de aula, realizando o processo de escolha em cada turma no dia previsto.

“O Conselho de Líderes atende ao processo educativo, ampliando as alternativas de inserção social do jovem, promovendo oportunidade que priorizem o seu desenvolvimento integral e sua participação ativa nos espaços decisórios”, ressalta a Sedu.

“É importante as escolas incentivarem a participação dos alunos que tenham o perfil necessário para ser líder de turma. Por isso, há este prazo para que, cada escola, faça os procedimentos necessários até o fim do mês de março” – disse a gerente de Ensino Médio da Sedu, Andrea Guzzo.

“O líder de turma é responsável por um diálogo ético e eficaz com os colegas de classe, garantindo, assim, espaço de construção de políticas educacionais, por meio da colaboração ativa, construtiva e solidária que traga ao estudante a vivência do significado de autonomia, protagonismo e voluntariado”, complementa a Sedu.

QUEM PODE CONCORRER?
Poderá concorrer à vaga de líder de turma o estudante devidamente matriculado na escola, que apresente frequência regular e bom desempenho escolar. Segundo a Portaria nº 097-R, de 16 de agosto de 2017, que estabelece as diretrizes para a organização do Conselho de Líderes de Turma das Escolas, o aluno deve ter como características o bom relacionamento com a comunidade escolar, ter responsabilidade, presteza, tolerância, organização, boa capacidade para se comunicar e imparcialidade.

“Compete ao líder de turma representar o interesse coletivo, estabelecer contato permanente com os demais líderes de turma, estimular o bom relacionamento, propor reuniões de interesse da turma, participar de reuniões realizadas pelos profissionais de educação, e colaborar com os colegas novatos para que se adaptem ao ambiente escolar, por exemplo” – complementa a Sedu.

Vitória–ES

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