Com 28 candidatas inscritas, a terceira edição do concurso da Rainha da Semana Cultural Italiana de Jaguaré acontece após pausa de dois anos, no dia 12. Uma das organizadoras do concurso e colaboradora dos festejos da Semana Cultural Italiana de Jaguaré, Eliana Andreata destaca que, além da Rainha, o concurso elege também a primeira e segunda princesas.

“A expectativa para este ano está alta. Espero que o concurso seja um sucesso, como foi nos anos anteriores” – frisa.

Eliana ressalta que a votação para a escolha da rainha e princesas é feita por jurados de municípios vizinhos. “Os jurados desta edição fazem parte de movimentos italianos nos municípios de Nova Venécia e Aracruz” – reforça.

A Semana Cultural Italiana é realizada pela Associação Movimento Italiano em Jaguaré (Amitaj). A festa começa neste domingo (7), com uma missa italiana, e prossegue com programação até o dia 13.

 

Expectativa, emoção e valorização da cultura italiana no município

 

Para as adolescentes Maria Luiza Benicá da Costa e Ana Heliza Basseti Gonçalves de 15 anos, e a jovem Claren Brito Morozini, de 19, a eleição da Rainha da Semana Cultural Italiana de Jaguaré é momento de valorizar a cultura italiana no Município.

Leia também:   'Nunca mais vamos ter um presidente tão cruel quanto o atual', diz Luana Piovani

BENICÁ

Maria Luiza Benicá destaca que já desfilou em outras passarelas quando criança, mas participar da Semana Cultural Italiana representando a família Benicá é a realização de um sonho. “Quando eu soube, participar ficou em primeiro lugar na minha lista de sonhos. Quero muito representar o nome da minha família. Fui para o ensaio e está tudo muito bonito” – destaca.

Ela frisa que, apesar de não ter nascido em Jaguaré, desde que chegou ao município se apaixonou. “A partir do momento que me mudei para cá me apaixonei pelas culturas, pessoas, agricultura, riqueza do café e o amor das pessoas por essa cidade”.

Leia também:   Assista momentos da Semana Cultural Italiana de Jaguaré

 

DAL’BÓ

Já Ana Heliza Basseti, que é descendente das famílias italianas Basseti, Bazoni e Dal’Bó, escolheu o sobrenome Dal’Bó para homenagear a matriarca da família. “Neste concurso, escolhi representar a família Dal’Bó em forma de homenagear a minha bisavó Maria, que acabou de completar 92 anos”.

Para ela, o concurso não é apenas sobre beleza. Na opinião da adolescente, ser eleita Rainha da Semana Cultural Italiana é muito maior. “É uma forma de representar e ajudar a manter viva a cultura no nosso município, as tradições italianas. Vai muito além dos padrões de beleza”.

 

MOROZINI

Claren Brito Morozini detalha que já participou de outras edições da eleição da Rainha da Semana Cultural Italiana e se diz ansiosa com o retorno após dois anos. A última edição aconteceu em 2019 sendo interrompida no período mais intenso da pandemia do novo coronavírus.

“Finalmente, depois de 2 anos sem o evento, podemos voltar com as comemorações e colorir ainda mais a nossa cidade”, observa.

Ela representa a família Morozini e ressalta a importância de manter as tradições culturais no município. “É um momento de relembrar a nossa cultura e a nossa descendência italiana. Me sinto honrada em poder representar uma família, que há muito tempo faz história aonde passa”

Leia também:   Ester Fraga fará gravação do primeiro DVD na Festa da Cidade

 

CANDIDATAS

Sofhia Martins Lima (representante da família Sasso), Ana clara Felix de lima (família Felix), Lorena Falqueto (Falqueto e Sossai), Izadora Morelo Monteiro (Morelo), Maisa Russe (Morelo e Russe), Eloa Hupp Martins (Martins e Dezan), Alícia Casagrande e Luigia Casagrande (Casagrande e Pariz), Eduarda da Silva (Giuriatto e Savernini), Eduarda Rocha Altoé (Altoé), Hêllory Cozzer (Morello e Sasso), Alicia Guidote Thomes (Guidote e Thomes), Maria Fernanda Sanches Astori (Astori), Ester Luche (Luche e Vignati), Manuella Falchetto Bonfá (Falchetto), Maria Luiza Benicá da Costa (Benicá), Ana Paula Claudino (Corcine), Ana Helisa Basseti Gonçalves (Basseti), Maria Fernanda Souza Thomazelly (Thomazelly), Kauany Faria Souza (Rigo), Letícia Silva Guilherme (Eleotério e Pagotto), Nicolli Dalvi Pinheiro (Dalvi e Zordan), Paola Pereira Pavezi (Pavezi), Michaeli Dias Chieppe (Chieppe), Claren Brito Morozini (Morozini), Júlia Luchi (Luchi), Wismilla Corrêa Pagung (Corrêa, Pagung, Condarinch e Dinis) e Fernanda Segantini Fiorini (Segantini, Rissi, Fiorini e Morello)

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here