O prefeito eleito de Pinheiros Edilson Monteiro disse que está preparando uma reforma administrativa na Prefeitura, com desmembramento de secretarias e criação de novas pastas. Segundo ele, esse planejamento está sendo tratado em consenso com o atual chefe do Executivo, Arnóbio Pinheiro, que deve encaminhar a proposta para a apreciação da Câmara de Vereadores ainda neste ano.
Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Edilson Monteiro afirmou que atualmente, existem seis secretarias e ele pretende ampliar para oito. Para isso, o eleito prefeito quer desmembrar as pastas de Cultura, Esporte, Educação e Turismo e de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Transporte. Desta forma, seriam criadas as pastas de Educação e Cultura, de Agricultura e Meio Ambiente, de Obras e Transporte e de Esporte, Lazer e Turismo.
“Hoje, são seis secretarias incluindo a chefia de Gabinete. Com essa abertura, vamos para oito” – explica. Segundo ele, o objetivo é dinamizar a entrega dos serviços públicos com pastas específicas. “Hoje, são secretarias muito grandes e acaba engessando muito a máquina”, afirma.
Edilson salienta que a reforma administrativa não vai alterar o valor global da peça orçamentária que já tramita na Câmara, que tem previsão de receita de R$ 140 milhões. Ele explica que, com essa reforma, buscará a alterar a lei orçamentária apenas para a redistribuição dos recursos para as novas pastas. “A gente não vai ter mudança no valor. Só redistribuição entre as secretarias” – garante.
SECRETÁRIOS
O prefeito eleito afirma que anunciará os nomes dos secretários da gestão somente na última semana de dezembro. “Como compromisso de campanha, todos os nomes a ocupar secretarias são nomes que nunca foram secretários. É uma renovação de verdade” – garante.
TRANSIÇÃO
Edilson Monteiro afirma que o processo de transição em Pinheiros está harmônico, lembrando o apoio que teve do prefeito Arnóbio Pinheiro nas eleições deste ano. “A gente está recebendo os dados, principalmente em relação aos contratos, que não podem ter descontinuidade de serviços, como saúde e transporte” – afirma.
A equipe de transição do prefeito eleito é formada por Marluza Nascimento Deprá Alves, Janete Silveira Rosário, Valquíria dos Santos Venturini, Michele Alves Fernandes e Gilvan Costa Aguiar Rocha.
Pela parte da Prefeitura, a equipe tem os nomes de Eric Cerqueira Silvestre, Adriel de Souza Silva, Maria do Carmo Leite Crema, Zilmar da Cruz Matias e Fábio Lopes Franco.
Reabertura da maternidade
Edilson Monteiro disse ainda que está empenhado em buscar parcerias para reabrir a maternidade de Pinheiros. “Não vai ser no primeiro mês, não tem como. Mas um compromisso que temos é a reabertura da maternidade” afirma. Ainda na área, Edilson, que foi superintendente regional de Saúde do Norte do Estado, adianta o objetivo de ampliar a oferta de médicos no Município.
Foto do destaque: Divulgação