Aproveitando o uso da tribuna popular da sessão da Câmara de São Mateus nesta semana, o médico Itamar Soares Dias fez um alerta sobre os cuidados com a saúde do homem. Segundo ele, a atenção deve ir além do período da campanha Novembro Azul.

A Secretaria de Comunicação da Câmara destaca que o pernambucano Dr. Itamar “é um dos profissionais de saúde de maior credibilidade no Município”. Médico sanitarista em São Mateus há 31 anos, ele possui longa experiência, “atuando em diferentes frentes”. Por isso, foi agraciado na Câmara Municipal com um Voto de Congratulação.

Dr. Itamar, como é conhecido, recordou, com orgulho, que se sente um legítimo mateense. Lembrou inclusive que tem dois filhos médicos atuando em São Mateus e uma filha que presta serviços em Boa Esperança.

“Nestas mais de três décadas, atuou em equipes da Estratégia de Saúde da Família, com especial destaque no Bairro Esplanada (Seac), e também como secretário municipal de Saúde, de 1989 a 1992, quando liderou o processo de criação do Conselho Municipal de Saúde, na gestão do amigo prefeito Pedro dos Santos Alves” – destaca a Câmara.

Leia também:   Dioceses capixabas celebram ação de graças dia 11 pela criação da Regional Leste 3 da CNBB

“Sempre sereno e humilde, foi transformando pacientes em amigos ao longo desta jornada, como testemunharam, em breves discursos, os vereadores Robertinho de Assis, Carlinho Simião, Delermano Suim, Cristiano Balanga e Paulo Fundão. Autor da Moção 119/2021, Balanga reforçou que Dr. Itamar é um grande exemplo de profissional, um ícone da saúde em São Mateus” – reforça.

 

Itamar Soares Dias foi agraciado na Câmara de São Mateus com um Voto de Congratulação.
Foto: Divulgação

 

NOVEMBRO AZUL

Convidado a falar sobre a campanha Novembro Azul, Dr. Itamar ressaltou que “as doenças crônico-degenerativas, tanto no homem quanto na mulher, exacerbam a partir dos 40 anos de idade”.

O sanitarista explicou que Novembro Azul é uma forma de divulgar melhor os cuidados com a saúde de homem. Porém ponderou que a campanha sempre é feita para corrigir déficit de meses anteriores. Por isso defende que essa ação ostensiva seja desenvolvida ao longo de todo o ano com planejamento e recursos para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dr. Itamar relata que, em novembro, sempre aumenta o número de exames de PSA, usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.

Leia também:   Câmara convoca secretárias de Educação e de Finanças

 

Médico defende cota regular mensal de exames para homens nas unidades de saúde

 

São Mateus – Para melhorar o acesso de pacientes homens, normalmente com idade superior a 40 anos, o médico Itamar Soares Dias defende que cada unidade de saúde tenha uma cota mensal regular de exames, “sem precisar passar por auditoria e nem depender de autorização de especialistas”, que estariam em número bem aquém da demanda.

Ele explica que, após o exame, o caso que exigir será, então, encaminhado ao especialista. “Se a gente não contar com as unidades de Saúde da Família, não vamos atingir as metas desejadas tanto para a saúde do homem, quanto para a saúde da mulher. Tem que haver uma abertura maior mensalmente para as unidades de saúde. Não devemos fechar [o acesso] nos meses que antecedem a campanha, mas abrir para, quando chegar novembro, já não ter tanta gente para fazer os exames” – alerta o médico.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here