Secretária municipal de Cultura e Turismo, Adélia Augusta de Mattos Pereira Marchiori destaca uma série de ações implementadas no Município que tem o objetivo de desenvolver o turismo. Conforme disse, o setor é encarado como um fator importante na geração de emprego, renda e tributos. À frente da pasta desde março, Dona Adélia, como é conhecida, salienta que a primeira ação dela foi a restruturação da secretaria, no setor de pessoal e de equipamentos.

Uma inciativa considerada importante pela secretária é a reformulação do Conselho Municipal de Turismo. Apesar de não estar ativo, Dona Adélia iniciou estudos e também solicitou aos demais atores do setor, como empresários da hotelaria, para fazerem análises e encaminhar sugestões para o novo conselho. “Vamos nos juntar para ver como reformular [o conselho]”, adianta. Conforme a secretária, em 2019 haverá a atualização no Mapa Turístico Nacional e que um dos requisitos é o Município ter o conselho funcionando. Integrante da Região Turística Rota do Verde e das Águas, Conceição da Barra pretende manter a avaliação B, ficando, no Espírito Santo, atrás apenas da Capital Vitória.

Segundo Adélia, outra ação importante é reformular o calendário turístico do Município. A secretária relata que observa um aumento das atividades turísticas, mas que algumas ainda não estão inclusas no calendário. Algumas são a Rota do Peroá e a Maior Moqueca do Mundo, tendo a última edição realizada na festa dos pescadores. “O objetivo é continuar apoiando as associações e entidades nessas realizações”, ressalta.

Dona Adélia, como é conhecida, salienta que a primeira ação dela à frente do Turismo foi a restruturação no setor de pessoal e equipamentos.

Dona Adélia destaca apoio a
ações que desenvolvam o setor

Com cadeiras no Conselho Estadual de Turismo, o Município faz parte da Rota do Verde e das Águas. A secretária Adélia Marchiori reforça que o objetivo do prefeito Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, é incentivar áreas importantes que estão diretamente ligadas ao turismo, como a cultura, o folclore e a gastronomia.

Para tanto, ela lembra que as feiras livres estão sendo reestruturadas, com os feirantes de artesanato ou gastronomia sendo capacitados. Conforme disse, um exemplo é a parceria na realização do Festival de Camarão e Frutos do Mar, programado para acontecer outubro. O festival é organizado pela Associação Turística de Conceição da Barra (Atur) e só podem comercializar os pratos quem já participou dos cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura.

Dona Adélia cita que há outros projetos para fomentar o turismo e que tem o desejo que Conceição da Barra tenha eventos turísticos mensais, “aproveitando o artesanato forte na casa do artesão, criando rotas turísticas locais, incluindo a Vila de Itaúnas, o Parque Estadual de Itaúnas, a Floresta Nacional do Rio Preto, as comunidades ribeirinhas, Meleiras”. Outro objetivo é criar fundos municipal de turismo e de cultura para incentivar as inciativas que levem ao desenvolvimento do setor.

O Festival de Camarão e Frutos do Mar é realizado com pessoas capacitadas em gastronomia pela Prefeitura. (Foto de divulgação)

CAPACITAÇÃO
A secretária enfatiza o trabalho de capacitação e de qualificação desenvolvido pela Prefeitura. Ela cita o exemplo de inserção social da pescadora Rosetânia, integrante da associação Amabarra e que participou da Rota do Peroá. Segundo Dona Adélita, a pescadora foi convidada a participar do Festival do Camarão e a Prefeitura pretende que ela esteja atuando na feira gastronômica programada para acontecer no Verão. Outro exemplo citado pela secretária é do vendedor de acarajé Sérgio, que participa de uma qualificação no Município.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here