“Em comunhão” com o pacto pela vida convocado pelo governador Renato Casagrande, o bispo Dom Paulo Bosi Dal’ Bó suspende de quinta-feira (18) até o dia 31 de março as celebrações comunitárias na Diocese de São Mateus. As missas só poderão ser realizadas de forma online, sendo gravadas na igreja matriz ou outra de cada paróquia, com a presença apenas das equipes de cantos e liturgia, além dos sacerdotes.

As missas poderão ser acompanhadas de forma on-line pelos fiéis. Foto: Paróquia São Mateus/Divulgação

As medidas de restrição decretadas pelo governador não proíbem, mas recomendam a realização de atividades das igrejas preferencialmente virtuais.

“Estamos ainda vivendo dias de muita angústia e incerteza frente à continuidade da pandemia, sobretudo com o aumento de casos de infecção e mortes. Após a publicação oficial do decreto do governador Renato Casagrande (terça-feira), e em espírito de comunhão, ouvindo o vigário geral, o ecônomo e o coordenador de pastoral, que trazem a reflexão feita por presbíteros, relembro as orientações do decreto emitido no dia 20 de março de 2020 a serem observadas entre os dias 18 e 31 de março do corrente ano” – afirma Dom Paulo, em nota.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Além das missas com a presença de fiéis, a medida suspende batizados, mutirões de confissão, crismas, celebrações da Palavra, exéquias, bençãos, procissões, via-sacra, encontros de oração e recitação do terço em grupo. Ficam suspensas também as missas de doentes e idosos e a dos Santos Óleos, que será remarcada. As festas de São José, sexta-feira (19), poderão ser celebradas de forma online, com a presença das equipes de liturgia e canto.

Encontros também suspensos

Os encontros de lideranças, conselhos e movimentos, grupos de reflexão, ensaios de cantos, cursos, palestras, catequese de crianças, adolescentes e adultos, catequese batismal e preparação de noivos também ficam suspensos pelo período. O mesmo ocorre com as formações paroquiais, forâneas ou diocesanas. Por exemplo, o encontro online de equipes, em nível diocesano, marcado para o dia 27, foi cancelado.

Igrejas abertas para orações individuais

Dom Paulo ressalta que as igrejas ficarão abertas, principalmente as principais e centrais das paróquias, conforme o costume local, para visitação e orações pessoais. A orientação é para ser mantido o clima orante, pelo fundo musical, récita do terço gravado ou particular, músicas religiosas e outros elementos para facilitar a oração pessoal.

Leia também:   Criminosos furtam sacas de café e caminhão na zona rural de Boa Esperança

As comunidades menores poderão estar abertas nos domingos 21 e 28 de março para essa oração pessoal. Os fiéis poderão fazer o pedido de oração por escrito, a devolução do dízimo e ofertas em lugares específicos em todas as comunidades.

“O fiel poderá fazer visita ao Santíssimo Sacramento intensificando suas orações e clamores a Deus para pedir a cura desta pandemia do novo coronavírus e de tantas outras enfermidades. Lembramos que cada um evite alguns gestos carinhosos como beijar ou tocar o sacrário e imagens, pois poderá haver contaminação” – manifesta o bispo. A coleta da Solidariedade terá uma nova data a ser definida.

Funcionamento de escritórios paroquiais e Cúria

O bispo Dom Paulo define que o expediente nas secretarias paroquiais e na Cúria Diocesana será mantido, seguindo as normas sanitárias emitidas pelos órgãos de saúde, a não ser em casos de suspeita de covid-19 no ambiente paroquial ou diocesano.

Em caso de mudança no cenário atual, o bispo frisa que serão apresentadas novas orientações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here