O bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó segue com a visita pastoral na qual percorrerá todas as comunidades das paróquias da Diocese de São Mateus. A visita na Paróquia São Lucas Evangelista, nas comunidades da Região dos Quilômetros, foi concluída no sábado, com celebração na sede da Aprung, na Vila de Nestor Gomes.

“O que está chamando a atenção na visita pastoral é o retorno dos fieis à comunidade. Então, isso está acontecendo de uma forma muito bonita, mesmo em comunidades pequenas do interior as pessoas estão vindo” – destaca Dom Paulo.

O bispo aproveita a ação apostólica para uma grande catequese e um processo que denomina de “reencantamento de lideranças”, para que voltem às atividades e também dos fiéis que retornem às igrejas, algo que ficou restrito por um tempo em razão da pandemia de covid-19. “Tem despertado em muitos fiéis esse desejo de retorno. Só precisa de um empurrão, um incentivo” – frisa.

Dom Paulo relata que aproveita a presença nas comunidades rurais para realizar um trabalho com as escolas do campo. “A conscientização da importância dos pais na escola e na catequese, que os pais acompanhem os filhos”, afirma.

Leia também:   Homem é assassinado dentro de casa no centro de Linhares

No entendimento do bispo, muitos pais estão jogando para as escolas e também para a igreja a responsabilidade que deve começar em casa. “A família educa, a escola ensina. Como a escola vai ensinar, se faltou educação no berço?” – indaga o bispo, avaliando que a iniciativa tem surtido efeito, conforme as avaliações dos conselhos paroquiais e comunitários.

Esfriamento de lideranças das pastorais

Dom Paulo manifesta preocupação pelo fato de perceber, em muitas comunidades, o esfriamento das lideranças pastorais. “Por causa da pandemia, se acostumaram a se alimentar espiritualmente através dos meios virtuais. Então, essas lideranças, mesmo que o bispo e o padre façam esse processo de reencantamento do retorno, algumas temos que ter a consciência que vamos perder” – frisa.

Entretanto, o bispo salienta que essa preocupação não se reflete em desânimo da parte da igreja. “Vejo luzes e esperança através de um cenário de grandes desafios, que ainda é o cenário da covid-19. Mas muitos sinais estão acontecendo” – reforça.

Outra questão constatada por Dom Paulo no retorno presencial das igrejas é que nas missas o povo está comparecendo, mas as celebrações da Palavra, nas comunidades, que é sem a presença do sacerdote, não vê o mesmo engajamento. “Então, a perspectiva é que o ânimo seja renovado na visita pastoral”.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

Bispo encantado com recepção nas comunidades

“Estou encantado com a forma que o povo está me acolhendo nas comunidades. O carinho, as confraternizações, as festas, o envolvimento na liturgia. Acho que meu jeito de conversar também está facilitando, a linguagem simples, direta, de um pai espiritual que vem ao encontro de filhos e filhas, e os filhos e filhas entendendo a dimensão da paternidade espiritual” – destaca Dom Paulo.

Na visita nas comunidades, Dom Paulo teve um dialogo direto e interagiu com as crianças, como em plantio. Foto: Divulgação

Nas vistas às comunidades da Paróquia São Lucas, o bispo teve contato com estudantes e recebeu muito carinho, através de gestos e cartas.

“Agradecer todas as comunidades que passei em Jaguaré, em Guriri e, agora, na Paróquia São Lucas, com essa presença afetiva”, acrescenta.

A visita pastoral é realizada pelo bispo da diocese pelo menos a cada cinco anos.

Primeira visita pastoral na Paróquia São Lucas

O padre Maickon Montovanelli destaca que, enquanto paróquia, é a primeira vez que a Paróquia São Lucas recebe a ação apostólica de visita pastoral do bispo de São Mateus.

Com comunidades desmembradas da Paróquia Santo Antônio, a Paróquia São Lucas foi criada em 2018.

O padre Maickon comemora a visita pastoral de Dom Paulo. Foto: Divulgação

“Tem sido uma experiência maravilhosa, uma experiência na qual as comunidades estão acolhendo nosso pastor nesta primeira visita enquanto Paróquia São Lucas. Estamos recebendo do nosso pastor uma catequese maravilhosa. O povo comenta que o nosso bispo é muito humilde, simples, acolhedor, disponível” – relata.

Leia também:   Polícia Militar registra encontro de cadáver em São Mateus

Pároco, o padre Maickon ressalta que as homilias de Dom Paulo estão sempre colocadas de forma atual. “Acredito que isso vai ajudar muito a nossa paróquia”, reforça.

O padre acrescenta que no momento de retorno às atividades percebeu que os fiéis estavam, até certo ponto, frios. Entretanto, entende que a visita pastoral de Dom Paulo faz com que o povo que ainda não voltou, retorne às igrejas.

“Vão estar conosco na igreja para transformar essa sociedade, essa realidade que, às vezes, oprime, causa dor e sofrimento. A esperança é que após a visita do pastor, o nosso povo continue ainda mais motivado, dedicado ao serviço nas pastorais e movimentos, esse trabalho que é executado na igreja voluntariamente”.

Fiéis comemoram ânimo

“Deu um ânimo maior para a gente”. A afirmação é de Ivanilda do Rosário Cardoso, a Tukinha, uma das lideranças católicas da comunidade Santa Luzia (Km 47).

“Essa visita de Dom Paulo na nossa região vem no momento exato, onde todas as comunidades estavam necessitando”, frisa.

Tuquinha destaca ainda o contato do bispo com os estudantes das escolas do campo, além da missa de encerramento realizada no sábado e que teve a participação de todas as comunidades da Paróquia São Lucas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here