O bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, seguindo a orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu nota reforçando as indicações de medidas de prevenção ao novo coronavírus. Entre as mudanças nas celebrações, destaque para a suspensão, de forma temporária, do abraço da paz e da união das mãos no momento da Oração do Pai Nosso. Os fiéis também estão orientados a comungar recebendo a hóstia exclusivamente na mão, e não na boca.

Dom Paulo acrescenta outras sete orientações: não distribuir e não comungar sob as duas espécies (pão e vinho); em salas e templos climatizados, regular o aparelho de ar-condicionado (modo frio) para uma temperatura mais próxima da temperatura ambiente; em salas e templos sem climatização, manter o espaço o mais aberto e ventilado possível; em momentos de acolhida e encontro, evitar apertos de mão e abraços.

Dom Paulo Dal’Bó acompanhou as orientações que também foram dadas em outras dioceses e arquidioceses do Brasil. Foto: TC Digital

Dom Paulo explicou que as medidas buscam “o bem-estar e a defesa da vida como dom e compromisso de todos fiéis”. O bispo pediu a adesão de todo o clero, ministros extraordinários da comunhão e equipes de liturgia a tais orientações, compartilhando em todas as comunidades. “Ressaltamos a todos que estas orientações têm caráter provisório”, reforçou.

Leia também:   Estudando em Roma, padre da Diocese de São Mateus tem encontro com o Papa

IGREJAS EVANGÉLICAS

Pastor Ednan relata que a 2ª Igreja Batista realizou clamor e oração e disponibiliza álcool em gel. Foto: TC Digital

As igrejas evangélicas 2ª Batista e Assembleia de Deus não restringiram os contatos dos membros. O pastor Ednan Santos Dias da Silva destacou que a 2ª Igreja Batista realizou clamor e oração na celebração de domingo (1º) e está orientando os fiéis e a lavarem as mãos com frequência. Ele acrescentou que o álcool em gel é disponibilizado em várias locais do templo.

Pastor Klevison adianta que o assunto coronavírus deve ser abordado na escola bíblica da Assembleia de Deus. Foto: TC Digital

Na Assembleia de Deus, o pastor-presidente Klevison Gomes relatou que o assunto foi comentado em reunião da diretoria no domingo e deverá ser abordado na escola bíblica. Ele frisou que a igreja está se preparando para passar orientações de forma correta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here