Com multidão nas ruas da capital e a participação do governador Renato Casagrande e da vice-governador Jacqueline Moraes, a Arquidiocese de Vitória lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) de 2019 no Estado do Espírito Santo. Com o próprio lema da CF, Fraternidade e Políticas Públicas, a celebração litúrgica teve início com caminhada partindo da Praça Costa Pereira e seguiu até a Catedral Metropolitana. Ao longo do percurso, foi realizada uma missa itinerante, inclusive com parada defronte as escadarias do Palácio Anchieta. Para o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, a Campanha da Fraternidade tem o objetivo de levar à população o verdadeiro sentido da política.

O arcebispo Dom Dario Campos e o governador Renato Casagrande reforçaram a importância de cada cidadão para o bem comum de toda a sociedade. -Foto: Hélio Filho-SecomES/Divulgação

“A política é nada mais que viver o bem comum. É preciso que as pessoas entendam o bem comum, a vida em comunidade, participem. Caso contrário, viverão isoladas. A luta por direitos começa nos conselhos municipais, nas atividades dentro dos bairros, na representação política em todos os níveis. Só incluindo uns aos outros poderemos avançar” – apontou Dom Dário.

O governador reforçou o valor desse engajamento de toda a sociedade. “O tema deste ano é importante para quem é carente, vulnerável, pois eles são os que mais necessitam dos serviços públicos. As políticas públicas são tarefas dos governantes, mas cabe a cada cidadão dar sua contribuição para ajudar os mais necessitados. O fundamental é que as políticas públicas tenham continuidade e estamos inteiramente de mãos dadas com a Igreja Católica” – disse Casagrande.

A programação de abertura da Campanha da Fraternidade começou na Praça Costa Pereira e seguiu até a Catedral Metropolitana, com uma espécie de missa itinerante pelas ruas de Vitória.

Entusiasmado, o governador citou o Programa Estado Presente como fundamental para levar políticas públicas a quem mais necessita: “É um grande exemplo, pois envolve as polícias, os governos, os cidadãos. O enfrentamento da violência depende de todos nós” – arrematou.

Além da vice Jacqueline, Casagrande esteve acompanhado do secretário de Planejamento Álvaro Duboc, da secretária de Gestão e Recursos Humanos Lenise Loureiro, da secretária de Direitos Humanos Nara Borgo e do secretário de Transparência Edmar Camata.

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here