quarta-feira, março 26, 2025
InícioCidadesDiretor-presidente da ES Gás destaca potencial “vibrante” em São Mateus

Diretor-presidente da ES Gás destaca potencial “vibrante” em São Mateus

-

EXECUTIVO FÁBIO BERTOLLO PARTICIPOU DO SEMINÁRIO DA REDEPETRO ES NO SESC E DISSE QUE O MUNICÍPIO “É UM CENTRO DE GRAVIDADE DO ÓLEO E GÁS”

 

São Mateus – Diretor-presidente da ES Gás, do Grupo Energisa, Fábio Antônio Bertollo destaca que o Norte do Espírito Santo é uma região muito importante para a companhia e exalta o potencial de São Mateus neste contexto. “[São Mateus] é um centro de gravidade do óleo e gás. É uma cidade que temos grandes clientes industriais. A Marcopolo é uma delas. A Oxford é outra. A gente vê que tem um potencial muito vibrante para acontecer por aqui. E uma vez que a ES Gás está aqui, ela vai continuar investindo” – disse.

 

Diretor-presidente da ES Gás, Fábio Antônio Bertollo: São Mateus tem um potencial muito grande. Foto: Wellington Prado/TC Digital

 

Em entrevista exclusiva à Rede TC de Comunicações durante o 3º Seminário de Óleo, Gás e Energia no Norte Capixaba, Fábio Bertollo detalhou ainda dados da atuação da ES Gás em São Mateus. De acordo com ele, o consumo de gás natural em São Mateus é de 7 milhões de metros cúbicos por ano. Ele enfatizou que, além das grandes indústrias, há ainda consumidores menores na Cidade, e até um posto de combustíveis com gás natural veicular (GNV).

“São Mateus tem um potencial muito grande. Evidente que tudo depende da capacidade de conversão. Eu não tenho números agora, mas existe potencial de pelo menos duplicar. E, como é uma região que está recebendo muito investimento, você ainda tem todo um potencial que não foi identificado, que virá do próprio crescimento industrial. Se Marcopolo aumenta a produção, por exemplo, temos um potencial que acompanha” – sustenta.

Leia também:   Moradores de São Mateus apaixonados por futebol colecionam camisas, objetos de decoração e histórias dos times do coração

Fábio Bertollo estava acompanhado do diretor de Assuntos Corporativos da ES Gás, Walter Piazza, que trabalhou por mais de 40 anos na Petrobras.

 

Continuar investindo no Município

 

São Mateus – Concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado (ARSP), a ES Gás atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 70 mil unidades consumidoras no Estado.

O diretor-presidente Fábio Bertollo ressalta que a companhia tem o objetivo de continuar investindo e ampliando o atendimento em São Mateus. “Uma vez que a gente chega, continuamos investindo na Cidade. Sempre vai ter uma expansão ou outra. No ano passado, fizemos uma expansão de rede muito grande aqui [em São Mateus], justamente para conectar a Marcopolo. Uma vez que essa rede está feita, a gente passa a fazer redes que derivam dessa para atender outros mercados, por exemplo, residencial, comercial e, especialmente para São Mateus, o de abastecimento de GNV” – enfatizou.

O executivo explicou ainda como funciona o serviço operado pela ES Gás em São Mateus. “A gente não só trabalha com a rede. A ES Gás tem um citygate ao lado do mesmo equipamento da transportadora [Transportadora Associada de Gás, a TAG]. A primeira coisa que a gente faz ali é abaixar a pressão para o cliente receber na medida correta e colocar o odorante. Porque o gás da transportadora não é odorado. O nosso gás tem aquele cheiro de gás característico que você vai sentir quando abrir o fogão. Então, a gente coloca esse odorante” – detalha.

Leia também:   Pastores preparam programação para celebrar o Dia do Evangélico Mateense

Fábio Bertollo acrescenta que a companhia ainda faz o trabalho de construção, manutenção de rede e distribuição do gás natural. “Além disso, tem um serviço de atendimento que é 24 horas, todos os dias da semana. Sentiu o cheio de gás, pode ligar que a gente vai estar lá em até duas horas” – ressalta.

O gás propano e butano não possuem cheiro em seu estado natural. Por isso, é necessária a adição de odor, chamado mercaptano, que é um composto orgânico de enxofre, por questão de segurança, porque ajuda a identificar vazamentos rapidamente.

 

Guriri poderá ter uma rede de distribuição de gás, afirma executivo

 

São Mateus – Perguntado sobre planos para ampliar a rede de distribuição de gás natural em São Mateus até o Balneário de Guriri, Fábio Bertollo explicou que, no momento, ainda não existe previsão, mas que essa é uma possibilidade já estudada pela ES Gás.

“Geralmente, quando a gente começa pelos maiores consumidores, como as indústrias, o mercado de GNV e o comércio. A partir de determinado momento, passamos a ter outros potenciais, como o residencial, e acaba viabilizando a expansão para esses consumidores” – explicou.

Leia também:   Carro e motocicleta colidem em frente à UPA em São Mateus

Ele afirmou que no Balneário existem potenciais clientes como a rede hoteleira, bares e restaurantes.

 

ES Gás possui capacidade para atender demanda da exploração do sal-gema

 

São Mateus – Avaliando como “fascinante” a exploração de sal-gema no norte do Espírito Santo, o diretor-presidente da ES Gás, Fábio Bertollo, sustentou que a companhia tem capacidade de atender a demanda que surgir com essa atividade.

“O projeto sal-gema é fascinante. Ele pode ser transformador, não só para o Norte do Espírito Santo, mas para a Região Sudeste inteira. Traz para cá um polo químico e com isso atrai muitas indústrias. Nós, como somos parte do programa ES MAIS+Gás, feito pela Secretaria de Desenvolvimento, somos grandes apoiadores desse projeto” – enfatizou.

Ele ressaltou ainda que o Espírito Santo não sofre com gargalo para o gás e todo potencial cliente que queira se estabelecer terá abastecimento e infraestrutura necessária.

“Lembrando que o Estado do Espírito Santo é protagonista no mercado livre de gás. Então, para você ter uma ideia, 80% do gás comercializado no Espírito Santo já está no mercado livre. São os clientes comprando livremente, buscando as melhores opções” – reforçou.

 

GRUPO ENERGISA

Criada pelo Governo do Estado, a companhia ES Gás passou para a gestão do Grupo Energisa há um ano e meio, conforme detalha o diretor-presidente Fábio Bertollo.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível