Major Sartório: “As dicas são sempre as mesmas”. Foto: Arquivo/TC Digital

Água na cintura, distância para criança dentro d’água de um braço, não ignorar o perigo, muita atenção e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são algumas dicas do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes em balneários, rios e piscinas neste Verão. De acordo com o comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus, major Cristiano Sartório, somente nos primeiros oito dias do ano já foram registrados 143 casos de salvamentos em praias de São Mateus. Ele frisa que, apesar de não ter ocorrido óbitos, duas pessoas precisaram ser encaminhadas para atendimento no Hospital Roberto Silvares.

Lamentando os dois casos de crianças mortas por afogamento nesta semana em São Mateus, na Cachoeira do Cravo, e em Mucurici, o major deu algumas dicas para evitar que casos como este se repitam. “As dicas são sempre as mesmas. Não tem jeito, criança na água tem que ter atenção integral. Em águas turvas, como nas praias e balneários de água doce no norte do Espírito Santo, com uma lâmina de 10 centímetros, já não consegue mais se ver a pessoa dentro d´água. Então, não dá para deixar a criança brincando e se distrair” – destacou o major.

Leia também:   Polícia Militar prende dois após roubo e troca de tiros em São Mateus
Lamentando os dois casos de crianças mortas por afogamento nesta semana em São Mateus, na Cachoeira do Cravo, e em Mucurici, o major deu algumas dicas para evitar que casos como este se repitam. -Foto: CBom de Nova Venécia/Divulgação

Segundo o major Cristiano Sartório, além do caso das duas crianças mortas afogadas neste ano, no final de dezembro ocorreram outros dois óbitos na região, sendo que um caso foi também no Rio Cricaré, na altura do Bairro Pedra D’Água. O segundo caso aconteceu em Conceição da Barra. “É preciso muito cuidado para não se afogar. As pessoas que acham que têm resistência para nadar, geralmente passam aperto. Outros casos são de a pessoa ter congestão alimentar dentro da água após uma refeição mais reforçada. Pessoas com mau súbito, que sofre ataque epilético, por exemplo, também devem evitar ficar na água desassistida” – complementa.

 

CARACTERÍSTICAS DIFERENTES

O comandante explicou rios, lagos, mar e piscinas possuem características diferentes e exigem alguns cuidados, dependendo de cada local. Em casos de rios e lagos, a atenção deve ser dobrada por conta das águas mais turvas e correntezas. No mar aberto, como é o caso de litoral mateense e barrense, há formação aleatória, retorno das águas das ondas que provocam valas e buracos, condições de maré, correnteza e de ventos. “A dica é não ter distração e ficar com atenção integral, principalmente às crianças”, reforçou.

Leia também:   Sindicato Rural emite nota de repúdio sobre ocupação de fazenda em São Mateus

 

GUARDA-VIDAS

O major Sartório afirmou que existem equipes do Corpo de Bombeiros de Plantão dando assistência ao guarda-vidas, principalmente nos balneários de São Mateus e Conceição da Barra. De acordo com a Secretaria Municipal de São Mateus, 60 guarda-vidas nos balneários mateenses, incluindo dois em Barra Nova e quatro em Uruçuquara que atuam nos finais de semana. O restante atua nas Praias de Guriri, em escalas de 12 horas de trabalho por 36 de descanso. Ainda segundo a Secretaria, nos fins de semana trabalha todo o efetivo, cobrindo o trecho entre a Praia do Tamar e a Praia do Bosque.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here