O Dia Mundial do Rim terá ações de triagem, orientação sobre doença renal crônica (DRC), aferição de pressão arterial e exames de glicemia. As atividades acontecem nesta quinta-feira (14), a partir de 9h, na Praça Mesquita Neto, a praça da rodoviária. Gerente da Hemodiálise São Mateus, Marlowa Barcellos Ribeiro relata que, às 12h, está programada uma palestra com a médica nefrologista Adriana Magalhães Borel.

A médica palestrante relatou que, idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia, o Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. No Brasil, a campanha é coordenada Sociedade Brasileira de Nefrologia. Atualmente, 850 milhões de pessoas estão com doença renal no mundo, decorrentes de várias causas, sendo que pelo menos 2,4 milhões de pessoas morrem por ano, por causa da doença renal crônica.

A gerente Marlowa detalha que as ações neste dia, além de orientar a população, têm também o intuito de alertar sobre o crescimento da doença em todo o mundo. Além disso, a mobilização no Brasil objetiva ainda evidenciar a dificuldade atual das clínicas prestadoras de serviço de hemodiálise ao Sistema Único de Saúde. Conforme disse, os insumos e os remédios são cotados em dólar e a tabela do SUS carece de reajuste. “As diálises não podem parar”, enfatiza.

Leia também:   Jerri propõe oficializar festa de 1° de maio no Bairro Aviação
A Hemodiálise São Mateus organizou uma programação
especial para marcar o Dia Mundial do Rim. Foto de Ademilson Viana/TC Digital

Na ação desta quinta-feira na Praça Mesquita Neto, a triagem consiste em preencher uma ficha com as características da pessoa, como idade, se há histórico familiar de DRC, se enfrenta problemas como diabetes, hipertensão ou outro fator de risco. Caso possua um parâmetro alterado, a pessoa receberá orientações e terá um encaminhamento para especialista. Segundo Marlowa, estará presente uma equipe com nutricionista, médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo.

Leia também: https://tconline.com.br/alimentacao-saudavel-para-prevenir-doenca-renal-cronica/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here