Luiz Carlos Bastianello: “Podemos dizer que temos tido êxito diante dos desafios”.

Com mais de 6.000 sócios, 400 colaboradores, 15 filiais em dois estados, e 57 anos de história, a Cooperativa Agrária dos Produtores dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) se orgulha de ser a maior cooperativa de café conilon do Brasil. E para confirmar este dado, o presidente Luiz Carlos Bastianello lembra que somente no ano passado a cooperativa armazenou 1,67 milhão de sacas de café dos cooperados, o que corresponde a 11,5% da produção nacional de 2019.

“Podemos dizer que temos tido êxito diante dos desafios, conseguindo oferecer os serviços de suporte à safra dos cooperados. Neste ano, a cooperativa recebeu até aqui 1,21 milhões de sacas” – destaca Luiz Carlos Bastianello.

Conforme disse, 2020 será marcado pela pandemia com serviços não essenciais limitados. “E o trabalho voltado principalmente ao agronegócio tornaram-se de grande importância para minimizar o colapso da economia. Nesse contexto, a importância do produtor rural e das cooperativas agropecuárias ganha ainda mais importância”.

O presidente destaca que em meio à crise o agronegócio brasileiro não parou e o cooperativismo agropecuário mostra o seu papel protagonista na missão de produzir alimento de qualidade para o mundo.

Leia também:   PF cumpre mandado no ES em operação contra fake news eleitoral

“O cooperativismo tem grande relevância para a economia do País, totalizando 14,6 milhões de sócios em todo o Brasil. E as cooperativas agropecuárias tem grande representatividade com um milhão de cooperados e mais de 200 mil empregos diretos. Enquanto a população ocupada no setor privado teve uma queda de 5%, de 2014 a 2018, o cooperativismo expandiu suas contratações no mesmo período, crescendo 17,8% e gerando um saldo positivo 64,3 mil vagas. Os dados são do Anuário Brasileiro do Cooperativismo de 2019, publicado pelo Sistema OCB” – frisa.

 

Pandemia chegou no início do ciclo da colheita

Bastianello lembra que a pandemia chegou ao Brasil exatamente quando iniciava o ciclo de colheita do conilon. “A Cooperativa tomou várias medidas de orientações para prevenção durante a colheita e também de suporte à gestão financeira no período. Mesmo em meio às situações desafiadoras, seguimos com os serviços de suporte como armazenagem e logística, inclusive, dando continuidade às obras do novo armazém em Vila Valério, do armazém de Jaguaré, e da melhoria logística na unidade de Nova Venécia. Outro aspecto positivo foi o início das atividades da Cooabriel em Guaraná, Aracruz, com serviços de armazenagem e comercialização” – afirmou o presidente.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Ele destaca ainda a realização de eventos com acesso remoto, como a manutenção do Concurso Conilon de Excelência, que tem inscrições abertas até 28 de agosto e cerimônia de premiação online marcada para 28 de outubro, e a Assembleia Geral Ordinária, que aconteceria em março, mas precisou ser adiada para 29 de julho, de forma semipresencial.

Outro marco para a Cooabriel em 2020 foi a celebração dos 27 anos do viveiro de mudas da cooperativa. A estimativa é que mais de 42 milhões de mudas já foram comercializadas aos produtores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here