Mesmo em tempos de pandemia da covid-19, o que fez com que as cooperativas capixabas se unissem para combater as dificuldades locais, nas comunidades, a Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo prepara uma ação para celebrar o Dia Internacional de Cooperar, neste sábado (4). De acordo com o superintendente da OCB-ES Carlos André Santos de Oliveira, serão realizados plantios de árvores em alguns municípios.

Ele explica que este plantio de árvores no Espírito Santo está a cargo da Cooperativa de Transporte Colibri, a Coopetransportes. O objetivo é trabalhar a mudança do clima global, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao qual as cooperativas brasileiras aderiram.

“Aqui no Espírito Santo, no ano de 2019, foram realizadas 11 ações que beneficiaram 750 pessoas diretamente e 1.800 indiretamente nos municípios de Sooretama, Marilândia, Colatina, Jaguaré, Ibiraçu, João Neiva, Fundão, Rio Bananal, Serra, São Gabriel da Palha e Linhares” – destaca Carlos André.

Uma das cooperativas realizadoras dessa ação foi o Sicoob Leste Capixaba com o projeto Cooperando com o Meio Ambiente, que envolveu a preservação e recuperação de áreas de nascentes por meio do plantio de mudas nativas, em propriedades de associados visando contribuir para a proteção do ecossistema. “Já a Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha, a Coopesg, realizou o plantio de 14 árvores com suas turmas ao redor da escola com a implementação de um projeto de conscientização ambiental”.

Leia também:   Acidente grave com motociclista nesta segunda em São Mateus

O superintendente frisa ainda que por meio do Dia C (Dia de Cooperar), “o Sistema OCB-ES incentiva as cooperativas a realizarem ações de responsabilidade socioambiental, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Ele lembra que as cooperativas brasileiras aderiram aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2016 com o objetivo de realizar ações de transformação social em todo o País. “Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável”.

 

Organização comemora 48 anos de fundação

A Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo foi constituída em 4 de setembro de 1972. O superintendente Carlos André lembra que em 2020 a entidade completa 48 anos de existência. “Seu objetivo principal é realizar estudos, promover a divulgação do modelo de negócio cooperativista, apoiar e assessorar as cooperativas de maneira técnica, contábil e jurídica, mantendo a integração com outros órgãos do cooperativismo, além de atuar fortemente na representação das cooperativas junto ao Poder Público e Privado” – complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here