Com o objetivo de planejar conjuntamente as atividades do movimento internacional de redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, quinta-feira (21), uma reunião de trabalho, em Vitória, com prefeitos, secretários municipais e representantes das guardas de trânsito. O Maio Amarelo será lançado nacionalmente no Espírito Santo, no dia 24 de abril, às 15h, no Palácio Anchieta.

Em preparação para o lançamento nacional do Maio Amarelo, o diretor-geral do Detran Givaldo Vieira reuniu representantes dos municípios capixabas para que proponham e participem ativamente das atividades de conscientização para boas práticas no trânsito.

Além do governador Renato Casagrande, o lançamento contará com autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana de todo o País, assim como de representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em preparação para a campanha, a reunião de quinta-feira teve o objetivo de mobilizar os 78 municípios para que proponham e participem ativamente das atividades de conscientização para boas práticas no trânsito.

O diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, que coordenou a reunião, apresentou as principais iniciativas do Órgão, estatísticas sobre acidentes nas vias e rodovias capixabas e conclamou as prefeituras para se engajarem no Maio Amarelo. Ele salientou que é fundamental que todos os municípios se envolvam, com ações e escolas e faculdades, além de atividades de rua, como caminhadas, passeios ciclísticos e iluminação de pontos em amarelo, que é a cor do movimento. “O Detran está à disposição para receber propostas de atividades em conjunto. A pauta da redução de acidentes de trânsito, proposta pelo Maio Amarelo, é também uma prioridade definida pelo governador Renato Casagrande para as tarefas do Governo do Estado” – pontuou Givaldo Vieira.

Leia também:   Chuva intensa leva a queda de parte do telhado em auditório da Escola Viva

Dentre os números apresentados pelo diretor geral do Detran aos participantes, estão a redução de 18,3% na quantidade de vítimas fatais de trânsito na comparação entre os anos de 2018 (744 mortes) e 2017 (911 mortes), segundo dados do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, vinculado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. “Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza” – explica a Assessoria de Comunicação do Detran.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here