São Mateus – Três dos cinco alunos que integram o projeto de robótica desenvolvido na Escola Estadual Pio XII concederam entrevistas à Rede TC e demonstraram interesse em ampliar os conhecimentos ingressando no Curso de Eletrotécnica do Ifes São Mateus. Alice Felipe Lopes e Eduardo Vicente Somerlate já adiantaram que farão a prova no final deste ano para ingressar no Instituto. Guilherme de Paula da Paixão ainda não pode porque está no oitavo ano do ensino fundamental.

Guilherme relata que, nas aulas práticas, eles seguem metas orientadas pelo professor Cristiano Tavares, do Ifes. Assim, desenvolveram um robô seguidor de linha para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, com sensores para reconhecer e ultrapassar obstáculos. Outra criação foi um separador de cor, em que, por meio de sensores, são identificadas e separadas bolas no experimento.

Os trabalhos dos alunos foram expostos na Mostra de Jogos de Ciências e Matemática da Escola Pio XII e na Semana do Conhecimento do Ceunes.

Eduardo Vicente Somerlete destaca que o principal benefício do projeto de robótica é ganhar conhecimento além da sala de aula. Essa linha de pensamento é compartilhada por Alice: “Cada oportunidade de aprendizado novo não pode ser descartada. Imagino muito se isso não tivesse acontecido. Eu poderia não ter feito parte desta escola, não ter feito parte desta sala e não poderia aprender a programação de robótica e tanta coisa que aprendi” – comenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here