NOVOS ESCRITORES
Desde ontem (9), o Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para a sua edição de 2019. A iniciativa é voltada para autores estreantes de romances ou contos inéditos. Os vencedores terão as obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2.000 exemplares. Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prêmio foi criado em 2003 e se tornou conhecido no circuito literário por ser destinado exclusivamente a novos escritores, abrindo a eles as portas do mercado editorial. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pela rede mundial de computadores até o dia 14 de fevereiro. As obras são avaliadas pela qualidade para edição e circulação nacional. As informações são da Agência Brasil.
JESUS NO LITORAL
A Renovação Carismática Católica finaliza os preparativos para a 12ª edição do Projeto Jesus no Litoral, que acontecerá de 20 a 26 deste mês, com ações concentradas principalmente em Guriri. Já estão confirmadas três atrações nacionais e uma ação social no Bairro Liberdade. Novo coordenador do Projeto Jesus no Litoral, Frederico Barbosa adianta que 150 missionários chegarão à Ilha de Guriri e farão visitas domiciliares. A missa de abertura acontecerá no dia 20, às 19h30, na Praça Wilson Gomes. “O objetivo principal é levar o Evangelho e falar do amor de Deus às pessoas que estão de férias neste período do ano”, ressalta Frederico.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
As doenças respiratórias, todos sabem, não têm hora para chegar. Podem ocorrer em diferentes estações do ano. No entanto, o Verão e o clima seco são facilitadores para o aumento de alguns problemas evitáveis ou contornáveis, conforme ressalta o otorrinolaringologista Edson Ibrahim Mitre, secretário-geral da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. É o caso, por exemplo, da rinite alérgica. Com o clima quente, também cresce a procura por postos de saúde e hospitais em virtude de complicações pulmonares, como a asma. Por diversas vezes, episódios alérgicos são desencadeados por substâncias inalantes: poeira, ácaros, fungos, insetos, perfumes e materiais de limpeza. Mas há outras causas corriqueiras, a exemplo da ingestão de alimentos com corantes ou de frutos do mar de procedência e validade desconhecidas.
TRABALHO
Os dois indicadores do mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) fecharam 2018 com estabilidade. Tanto o Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) quanto o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) ficaram estáveis de novembro para dezembro. O Iaemp, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho através de entrevistas com consumidores e com empresários da indústria e do setor de serviços, ficou em 97 pontos em uma escala de zero a 200. Apesar da estabilidade na passagem de novembro para dezembro, o indicador cresceu 2 pontos na média móvel trimestral, a segunda alta seguida. Já o ICD, que mede a percepção dos consumidores sobre a situação atual do desemprego, ficou em 98,9 pontos, em uma escala de zero a 200 (em que quanto maior a pontuação, pior é a avaliação dos consumidores). Apesar da estabilidade de novembro para dezembro, o ICD cresceu (ou seja, piorou) pelo terceiro mês consecutivo.
CONTATO
Informações para a coluna: [email protected]