NOVOS ESCRITORES
Desde ontem (9), o Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para a sua edição de 2019. A iniciativa é voltada para autores estreantes de romances ou contos inéditos. Os vencedores terão as obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2.000 exemplares. Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prêmio foi criado em 2003 e se tornou conhecido no circuito literário por ser destinado exclusivamente a novos escritores, abrindo a eles as portas do mercado editorial. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pela rede mundial de computadores até o dia 14 de fevereiro. As obras são avaliadas pela qualidade para edição e circulação nacional. As informações são da Agência Brasil.

JESUS NO LITORAL
A Renovação Carismática Católica finaliza os preparativos para a 12ª edição do Projeto Jesus no Litoral, que acontecerá de 20 a 26 deste mês, com ações concentradas principalmente em Guriri. Já estão confirmadas três atrações nacionais e uma ação social no Bairro Liberdade. Novo coordenador do Projeto Jesus no Litoral, Frederico Barbosa adianta que 150 missionários chegarão à Ilha de Guriri e farão visitas domiciliares. A missa de abertura acontecerá no dia 20, às 19h30, na Praça Wilson Gomes. “O objetivo principal é levar o Evangelho e falar do amor de Deus às pessoas que estão de férias neste período do ano”, ressalta Frederico.

Leia também:   Detalhes – por Júlio Caran • Edição 6.156

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
As doenças respiratórias, todos sabem, não têm hora para chegar. Podem ocorrer em diferentes estações do ano. No entanto, o Verão e o clima seco são facilitadores para o aumento de alguns problemas evitáveis ou contornáveis, conforme ressalta o otorrinolaringologista Edson Ibrahim Mitre, secretário-geral da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. É o caso, por exemplo, da rinite alérgica. Com o clima quente, também cresce a procura por postos de saúde e hospitais em virtude de complicações pulmonares, como a asma. Por diversas vezes, episódios alérgicos são desencadeados por substâncias inalantes: poeira, ácaros, fungos, insetos, perfumes e materiais de limpeza. Mas há outras causas corriqueiras, a exemplo da ingestão de alimentos com corantes ou de frutos do mar de procedência e validade desconhecidas.

TRABALHO
Os dois indicadores do mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) fecharam 2018 com estabilidade. Tanto o Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) quanto o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) ficaram estáveis de novembro para dezembro. O Iaemp, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho através de entrevistas com consumidores e com empresários da indústria e do setor de serviços, ficou em 97 pontos em uma escala de zero a 200. Apesar da estabilidade na passagem de novembro para dezembro, o indicador cresceu 2 pontos na média móvel trimestral, a segunda alta seguida. Já o ICD, que mede a percepção dos consumidores sobre a situação atual do desemprego, ficou em 98,9 pontos, em uma escala de zero a 200 (em que quanto maior a pontuação, pior é a avaliação dos consumidores). Apesar da estabilidade de novembro para dezembro, o ICD cresceu (ou seja, piorou) pelo terceiro mês consecutivo.

Leia também:   Detalhes – por Júlio Caran • Edição 6.167

CONTATO
Informações para a coluna: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here