JEFFERSON
Em gesto bacana de solidariedade, as torcidas organizadas SamaFla, Flanáticos, Mateenses da Colina e Loucos do Alambrado (do Pitbull) organizam um sorteio de 12 prêmios bem legais, com bilhete no valor de R$ 5. A ação é para ajudar o ex-secretário de Esportes e narrador esportivo Jefferson Costa, que sofreu acidente vascular cerebral (AVC) no início de maio de 2015. Vamos ajudar, turma!

DEMOCRACIA EM DEBATE HOJE
A Faculdade Vale do Cricaré e o Colegiado do Curso de Direito, por meio dos professores Nilton Ribeiro e Jorge Eduardo, realizam neste sábado, de 14 às 17 horas, um debate sobre o tema Estado democrático de direito e liberdade. A atividade faz parte do Projeto de Extensão Enfrentando VerdadeS, que tem a proposta de debater ‘verdadeS’, como já realizado no primeiro encontro sobre Capitalismo e Comunismo. As discussões ocorrem de forma cognitiva, buscando a inclusão em detrimento do embate e da exclusão de uma ou de outra. Visando, assim, fazer com que o debate possa sair da esfera das redes sociais, ambiente que normalmente é superficial e pobre, para a esfera presencial e embasado em estudos científicos e filosóficos. É hoje, hein!

QUESTÕES EMOCIONAIS
Os hábitos de arrancar cabelo e de cutucar a pele podem ter origem em questões emocionais. É o que aponta a médica e psicóloga Thalita Novaes Simão, que tem pós-graduação em Psiquiatria e atende no centro médico Med Imagem. Em entrevista à Rede TC, ela explica que esses transtornos, denominados de tricotilomania e dermatotilexomania, têm tratamento, por medicamentos e/ou estratégias psicoterápicas. A médica salienta que o hábito mais comum no transtorno de tricotilomania é de arrancar os cabelos do couro cabeludo, mas pode acontecer das sobrancelhas, dos cílios e em outros locais, como órgãos genitais. Conforme disse, a ação pode machucar, levar a lesões e cicatrizes, inclusive deixando as pessoas com áreas calvas.

UNHAS
A nail designer Jéssica Dalfior alerta a quem pretende utilizar unhas artificiais a sempre procurar um profissional qualificado para a instalação. Ela adverte que, se o trabalho não for feito corretamente, a pessoa pode ter problemas, inclusive com aparecimento de fungos. “Quando o profissional está qualificado, vai atuar na prevenção de fungos, até mesmo no tratamento de unhas doentes, seja de problemas sistêmicos, seja direcionado mesmo à placa” explica Jéssica. A nail designer participou de cursos em Vitória e no Rio de Janeiro, além de ser formada pelo treinamento intensivo PTI. Jéssica afirma que o fungo pode deformar a unha natural do cliente.

INGLÊS
A escola Cultura Inglesa desenvolve uma série de projetos que auxiliam no aprendizado. O professor Raphael Aromatis Silveira relata que um deles é o Global Connection, na qual o aluno pratica o Inglês em conversa com pessoas de outros países, como Inglaterra e Estados Unidos. O Global Connection é disponibilizado para adolescentes e alunos com mais idade, que conversam com os estrangeiros por meio de um software de comunicação em tempo real. Raphael salienta que este projeto permite que os alunos aprendam diferentes sotaques da Língua Inglesa.

CONTATO
Informações para a coluna:
E-mail: [email protected]
Instagram: @juliocaran

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here