Estudante de uma escola rural na localidade de Nestor Gomes, Sindy Horrana Pedro Santa Rosa teve o desenho dela selecionado entre mais de 700 no Estado para compor o Novo Currículo do Espírito Santo apresentado pela Secretaria Estadual de Educação. Ela é aluna do 7º ano da Escola Estadual 27 de Outubro, localizada no Assentamento Georgina, no Km-41. Em mensagem à Rede TC, o professor de Língua Portuguesa Luciano Trevisani afirmou que orientou os estudantes sobre a proposta da Sedu que confeccionaram seis trabalhos, entre poemas e desenhos, e enviaram para participar da seleção.

Ele disse ainda que foi uma grata surpresa quando tomou conhecimento de que o trabalho da estudante Sindy havia sido selecionado. “Representa muito para a nossa escola. Serve para motivar ainda mais a leitura e o desenvolvimento intelectual dos nossos estudantes” – destacou. Ele explica também que Sindy escolheu o tema Educação Alimentar e Nutricional e desenhou duas situações no trabalho: um representando a alimentação saudável e outro os alimentos industrializados. “O primeiro representa saúde, e o segundo levam as pessoas para o hospital”, comentou.

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O professor Luciano Trevisani explicou que Sindy escolheu o tema Educação Alimentar e Nutricional e desenhou duas situações no trabalho: um representando a alimentação saudável e outro os alimentos industrializados. -Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o professor Luciano Trevisani, Sindy disse que foi uma experiência muito boa e que a família dela ficou muito contente pelo trabalho ter sido selecionado para ilustrar o Novo Currículo do Espírito Santo, elaborado pela Sedu em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES).

Conforme a Sedu, o documento, elaborado por profissionais da educação e com a sociedade civil, traz estruturas e propostas organizadas da educação infantil e do ensino fundamental e servirá de referência para os currículos municipais e das escolas particulares.

NOVO CURRÍCULO

A Sedu detalha que o novo currículo estadual segue as normativas da BNCC, que é estruturada em aprendizagens essenciais, e tem foco na formação integral dos estudantes, tendo como princípios competências, habilidades, direitos e objetivos de aprendizagens, respeitando todas as singularidades presentes na diversidade, como preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

“Sendo assim, o foco do currículo deixa de ser conteudista e passar a ter um olhar para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, garantindo as aprendizagens essenciais, respeitando as especificidades do território capixaba. O currículo estadual é, portanto, produção de muitas mãos e muitas vozes que constituem os inúmeros contextos e territórios, singularidades, especificidades e diversidades do estado do Espírito Santo” – complementa.

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São Mateus–ES

1 COMENTÁRIO

  1. Tinham que trazer o currículo das escolas privadas para a escola pública e não o contrário. As crianças de escola privada tem o ensino bem afrente das escolas públicas. São mais bem preparados pra tudo.

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