Vida na Terra: de que forma eu posso colaborar? A destinação do plástico que uso. Esse é o tema de projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto Caullyt Figueiredo, conhecida como Escola Guriri, desenvolvido na primeira quinzena de junho. A abordagem é sobre o descarte inadequado de embalagens plásticas e as suas consequências.

Com orientação dos professores de Ciências e Artes, o objetivo do projeto foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a destinação correta do plástico, conforme detalha a diretora Roseli Celestino. Para tal, foram realizadas palestras de educação ambiental com a professora Mônica Botelho e o professor Wesley Oliveira, gincana para arrecadação de garrafas plásticas, além de oficina de reutilização do plástico.

No dia 5 de junho, a escola participou com cerca de 70 alunos, a maioria lideranças estudantis, de atividades desenvolvidas pelo Coletivo Arboriza, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Projeto Meros do Brasil.

Na ocasião, os alunos saíram em cortejo pelas principais ruas do balneário com um carro de reciclagem e um boneco confeccionado com garrafas de plástico. “O boneco simboliza a criança do futuro, fruto de uma sociedade que não recicla e não destina corretamente o plástico” – reforça a diretora.

Também houve apresentação de rimas em prol do meio ambiente e leitura de parte do trecho da Carta da Terra, um documento proposto na Rio-92 voltado para assuntos acerca de uma sociedade global pacífica, justa e sustentável.

A escola continuará com a gincana de garrafas de plástico, através de parceria com a Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF 7), “associando esporte e meio ambiente para a vida numa sociedade mais sustentável e saudável”.

Comportamento consciente

 

A diretora Roseli Celestino acrescenta que a Escola Benedicto Caullyt Figueiredo continuará com as ações para que os estudantes desenvolvam um comportamento consciente com o propósito de reduzir o consumo de embalagens plásticas e separar corretamente o lixo seco e úmido, facilitando o trabalho da população que tem a renda baseada na reciclagem.

“Essa ação permanente surge do entendimento que a degradação ambiental causada pelo plástico é um dos principais problemas ambientais do planeta. Ocorre em função do alto consumo desse produto numa sociedade acostumada a viver com as facilidades da modernidade, além do descarte incorreto desse material na natureza. A população precisa se reeducar para a conservação e proteção do meio ambiente” – reforça.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here