Empresários do setor de restaurantes e de outros segmentos, que atuam no Balneário de Guriri, estiveram reunidos com o prefeito Daniel Santana e outras autoridades na noite desta sexta-feira (9), no Planet Rock Pub, para tratar da flexibilização para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Guriri, que incluem lojas e restaurantes. A reunião também contou a presença do Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro.

Atendendo ao convite do prefeito Daniel Santana, o deputado federal Josias da Vitória esteve presente na reunião e, juntamente com o deputado estadual Freitas, recebeu a missão de levar ao governador Casagrande uma carta que apresenta os números da pandemia em São Mateus onde, conforme tem sido mostrado por meio do Painel Covid-19 do Espírito Santo, são bem menores quando comparados a outros municípios do mesmo porte.

Um ponto citado na carta é o fato de que São Mateus esteja recebendo tratamento igual a de outros municípios, como é o exemplo de Aracruz, que assim como São Mateus, está classificado em risco alto no mapa de gestão de risco, mas que possui média percentual que aponta aproximadamente o dobro de infecções pelo coronavírus quando comparado a São Mateus, assim como também tem superior número de óbitos.

DA VITÓRIA
O Deputado Federal Josias da Vitória enfatizou a importância da reunião e da pauta apresentada em proposta pelos empresários e comerciantes mateenses, que foi endossada pela administração pública, vereadores e também pelo deputado Freitas, e disse que compreende a preocupação deste setor. Da Vitória afirma que a reivindicação pela alternativa de flexibilização de funcionamento se justifica pela busca em atender a sociedade e garantir a manutenção dos empreendimentos e das pessoas que dependem dele, clientes, empresários e colaboradores.

Diante desta causa, Da Vítória disse ter se sensibilizado e reafirmou o compromisso recebido de levar a proposta ao governador Renato Casagrande, para discutirem alternativas e buscarem uma solução viável para todos.
“A vida humana está em primeiro lugar, mas precisamos encontrar uma forma de enfrentamento para esta pandemia”, destacou Da Vitória.

FREITAS
O deputado estadual Freitas reafirmou o esforço que as autoridades vêm empenhando para minimizar os efeitos devastadores da pandemia. Ele afirmou compreender que, desde o início, o setor de bares e restaurantes foi o mais afetado.

Freitas disse ainda que diante dos números da pandemia apresentados pelo município de São Mateus, que são inferiores a média do Estado, buscará, juntamente com o prefeito Daniel e com o deputado Da Vitória, condições para flexibilizar o funcionamento destes setores para que haja tratamento de igualdade para todos os segmentos.

“Eu recebo esta causa com o espírito de empreendedor e com empatia,” assegurou Freitas.

CRISTIANO BALANGA
O vereador Cristiano Balanga mostrou total apoio à demanda apresentada pelos empresários de Guriri, enfatizando a necessidade da proposta a ser entregue por meio de carta ao governador Casagrande para evidenciar a importância de diversificar os horários de funcionamento dos bares, restaurantes e demais comércios do balneário de Guriri, em prol desta categoria e também dos frequentadores.

O QUE ESTÁ SENDO REIVINDICADO

Na Cidade, as lojas tem permissão para funcionar de 10h às 18h e os restaurantes de 10h às 16h. Os empresários de Guriri reivindicam o direito de também terem suas atividades funcionando em horários que correspondam à realidade e ao ritmo de trabalho dos residentes e frequentadores do bairro que, em sua maioria, trabalham durante o dia na Cidade. Levando em conta que o bairro Guriri tem características de comércio noturno, se faz necessário que os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais estejam de acordo com a necessidade dessa população.

Desta maneira, a reivindicação desses empresários e comerciantes é por isonomia, para que tenham o direito de manter seus negócios funcionando pela mesma quantidade de horas diárias que o comércio da Cidade, porém no período noturno, sugerido de 18h às 24 horas.

PREOCUPAÇÃO

Há pelo menos um ano sem conseguir trabalhar livremente, os empresários têm mostrado muita preocupação com os resultados colhidos neste período de pandemia. Visto que muitos já queimaram as reservas financeiras que dispunham, relatam as centenas de demissões de funcionários que foram obrigados a fazer e alertam que, se não houver adequações no horário de funcionamento, serão realizadas outras demissões e várias empresas de Guriri vão quebrar.
Em um cenário de grandes dificuldades financeiras, eles reafirmam a necessidade de voltarem ao trabalho, para poderem honrar com seus compromissos financeiros e pelo sustento das próprias famílias.

Alguns comerciantes relataram ainda problemas de saúde por conta de fatores como estresse, frustração e ansiedade, tendo em vista a grave situação financeira que vêm enfrentando por conta das restrições impostas ao funcionamento de seus estabelecimentos.

Ao fim da reunião, os empresários e comerciantes se mostraram muito satisfeitos pela receptividade do prefeito Daniel e dos deputados Freitas e Da Vitória, e principalmente muito esperançosos de que o Governo do Estado possa rever a classificação de São Mateus para um risco menor no mapa de classificação ou que ao menos permita a flexibilização dos horários para que possam se manter em atividade.

O prefeito Daniel Santana enfatizou a importância e a necessidade de manter essas atividades funcionando em horários alternados, que ajudará não somente os empresários mas também o Município de São Mateus. E destacou que a principal luta é contra o vírus. “O nosso inimigo é o vírus. Vamos lutar pra destruir esse vírus”, concluiu o prefeito.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here