O deputado estadual Torino Marques fez pronunciamento em apoio às reivindicações do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) pela reabertura do comércio presencial. O parlamentar ressaltou as dificuldades do setor em função do fechamento por causa da pandemia.

O sindicato pleiteia uma solução junto ao governo estadual. “Eles já completaram mais de 100 dias fechados e sem quaisquer perspectivas de abertura ou plano de abertura gradual por parte do Governo do Estado”.

Torino lembrou que muitos restaurantes estão funcionando com horário limitado durante a semana ou com venda pelo sistema de entrega em domicílio.

“O Sindbares tem feito apelo demonstrando diariamente que são mais de 30 mil desempregados no setor. Tudo o que eles querem do governo agora é um plano de reabertura de bares e restaurantes, inclusive para os finais de semanas” – informou.

“Já são quatro mil empresas que não vão mais voltar num universo de 18 mil em todo o Estado”, afirmou o deputado. Segundo ele, os bares e restaurantes pretendem abrir cumprindo as diretrizes nacionais de combate ao coronavírus, até o horário das 18 horas. “Isso daria um suspiro na economia desses estabelecimentos que estão em total desespero”.

Leia também:   Sindicato Rural emite nota de repúdio sobre ocupação de fazenda em São Mateus

Ele enfatizou ainda o sufoco dos comerciantes. “Trabalhar com proibição por tempo indeterminado é loucura, mesmo havendo compromisso de bares e restaurante de cumprir as rigorosas regras de distanciamento, higiene e também circulação”.

 

PROPOSTA

Reforçando o apelo, o deputado Marcelo Santos manifestou solidariedade ao setor e informou que o Sindbares apresentou uma proposta de reabertura “muito realista, nada exagerada, uma proposta decente, coerente”.

Outro aspecto da reabertura foi abordado pelo deputado Sergio Majeski. Para ele, é necessário ser perseverante na prática daquilo que considera correto. “Muitas vezes, fazer o certo é uma coisa muito difícil”, concluiu. (Ales)

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here