Os deputados estaduais aprovaram projeto de ampliação do número de unidades móveis e de equipes do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes). A Indicação 2153/2019, ao Governo do Estado, é do deputado Sergio Majeski (PSB), conforme mensagem enviada à Rede TC pela assessoria do parlamentar.

De acordo com o deputado, o objetivo é aumentar a estrutura disponível para que todos os municípios capixabas tenham condições de realizar, regularmente, coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

“É comum recebermos pedidos de diversos cidadãos do interior do Estado para deslocamento da unidade móvel. A demanda é alta e o Hemoes informa que a programação para este ano já está toda agendada, o que impossibilitaria o atendimento de novos pedidos. Em Alegre, por exemplo, há uma criança que vai necessitar de transplante de medula e a cidade está mobilizada para encontrar doador compatível. Mas para fazer o cadastro, quem quer ajudar tem que vir até Vitória ou aguardar a unidade móvel ir ao município” – destaca o deputado Majeski.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, atualmente o Hemoes dispõe de uma única unidade móvel, o que inviabiliza o atendimento regular de demandas fora da Região Metropolitana. Outro reforço importante seria o treinamento de profissionais de equipes municipais para cadastramento e coleta de amostras de doadores, principalmente de medula óssea.

REDOME
Todos os doadores de medula óssea cadastrados no Espírito Santo são incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é o banco de dados financiado pelo Ministério da Saúde, conectado a outros no mundo todo, com informações de possíveis doadores para quem precisa de transplante de medula óssea. Ampliar o cadastro é fundamental. A chance de achar doador compatível de medula óssea é 1 em cada 100 mil.

ÔNIBUS DE COLETA EXTERNA

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, no setor de Coleta Externa do Hemoes, qualquer cidadão pode requerer o ônibus para o seu bairro ou município. Para isso, deve encaminhar e-mail para o seguinte endereço: [email protected] com os detalhes.

“Após o recebimento da solicitação será realizada uma visita técnica de avaliação e, se favorável, a equipe marcará o dia para a ação”, afirma a Sesa, ressaltando que os pedidos devem ser feitos com antecedência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here