A Defesa Civil Municipal afirma que a população residente em áreas de risco deve montar um kit de emergência composto por documentos pessoais, remédios, água, alimentos, itens de higiene, fraldas e mamadeiras. Esses itens devem ser mantidos em sacos plásticos, segundo o órgão.
Outra orientação da Defesa Civil é ter atenção com os sinais de deslizamentos como trincas nas paredes, rachaduras no solo, água empoçada ou minando e inclinação de árvores ou postes.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, em caso de emergência é primordial desligar a energia elétrica e o gás, reunir familiares e manter o kit de emergência ao alcance, além de sair de casa e procurar abrigo em locais mais seguros, auxiliando vizinhos, idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.
A Defesa Civil ressalta que, em caso de emergência, a população pode acionar os bombeiros pelo telefone 193, a Polícia Militar pelo 190 ou o Samu por meio do 192. Destaca ainda que as equipes da Defesa Civil, das secretarias de Defesa Social, de Obras e de Assistência Social estão de prontidão. “Até agora [tarde desta quarta-feira, 8] nenhum chamado de emergência foi registrado, mas continuamos atentos e preparados para qualquer eventualidade” – frisa.
“Pedimos à população que se mantenha informada através dos canais oficiais da Prefeitura e que, em caso de emergência, entre em contato com as autoridades competentes. A colaboração de todos é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade” – reforça
GURIRI
A Prefeitura de São Mateus salienta que, no Balneário de Guriri, os alagamentos que são recorrentes no período de chuvas estão sob monitoramento constante. “As equipes estão trabalhando para garantir que as bombas de drenagem operem de forma eficiente. No momento, todas as bombas estão em funcionamento: são três bombas elétricas e uma mecânica, todas revisadas e operantes” – detalha.
De acordo com a Prefeitura, o volume de chuvas nestes dias está elevado, o que ocasiona, em alguns momentos, dificuldade no funcionamento das bombas para escoamento da água em Guriri. “Apesar disso, não houve registro de desalojados, o que indica que as medidas preventivas têm sido eficazes” – complementa.