Mesmo com a chegada a São Mateus das águas turvas resultado das chuvas que caem no norte do Estado, principalmente nos Municípios do noroeste, onde ficam as cabeceiras do Rio Cricaré, a Defesa Civil Municipal afastou o risco de uma possível cheia no Município. A coordenadora Verônika Otto Drummond Andrade afirmou à Rede TC na manhã deste domingo (26) que a Defesa Civil está monitorando o rio constante e que, até o momento, não foi verificado nenhum aumento de nível no rio que cause preocupação.

De acordo com a coordenadora, o rio também está sendo monitorado em Nova Venécia, onde o nível subiu cerca de um metro, mas segundo ela, já teria baixado. “Não há risco de enchente em São Mateus. O nível do rio está normal, não invadiu nenhuma casa ou rua” – disse Verônika. A coordenadora frisou que o nível do rio em São Mateus subiu, mas não o suficiente para provocar preocupação aos moradores ribeirinhos. Afirmando que não tenha em mãos os dados da régua de monitoramento, ela assegurou que somente ocorre enchente quando o nível do rio chega a 3 metros.

Leia também:   Polícia Federal deflagra operação em São Mateus e Serra com alvo na distribuição de drogas
Foto: TC Digital

Em Barra de São Francisco, também não há risco de enchente, conforme informou o secretário de Defesa Social Renato Pinto Rosa. Ele disse que no momento a única preocupação é com possíveis desmoronamentos de encostas. “Fizemos uma reunião ontem [sábado, 25] para organizar os materiais e maquinários. Estamos preparados” – afirmou. A informações é de que em Barra de São Francisco cai uma chuva fraca desde a noite de sábado, mas nada que incorra em risco de enchente.

 

BOMBEIROS

Comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus, major Cristiano Sartório informou que acompanha o monitoramento do rio feito pela Defesa Civil, mas que no Município não há risco de enchente. “Aqui é muito tranquilo. Já sabemos as áreas que alagam e o monitoramento delas é mais rápido. Por outro lado, precisamos mesmo de água para poder empurrar esse sal de volta para o mar” – avaliou.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here