A Defesa Civil de São Mateus está em alerta para chuvas fortes no Município até domingo. De acordo com a coordenadora do órgão municipal, Verônika Otto Drummond de Andrade, com chuvas registradas na noite de quarta e tarde para a noite desta quinta-feira (5), não foi registrada nenhuma ocorrência. Em relação ao volume de chuvas que caem nas cabeceiras do Rio Cricaré, ela descartou, novamente, o risco de enchente em São Mateus.

Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Ela explicou que este volume de água que chega do noroeste capixaba e leste mineiro passa primeiro por Nova Venécia, onde, se for o caso, a Defesa Civil é alertada. Porém, de acordo com a coordenadora, ainda há muitas áreas de alagamentos em pastagens, por exemplo, que absorve grande parte desta água, antes que ela possa se transformar em risco para as populações ribeirinhas na Cidade.

Em São Mateus, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no Bairro Litorâneo registrou um volume de 65mm de chuva até a tarde desta quinta. Já o pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, instalado em Guriri, registrou 36 mm de chuvas nesta quinta-feira.

PREVISÃO

As chuvas na região estão sendo provocadas pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul que continua sobre o Espírito Santo até domingo, conforme a previsão da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O tempo chuvoso deve continuar chuvoso nesta sexta-feira com diminuição do abafamento e temperaturas amenas.

No final de semana existe ainda a possibilidade de chuva expressiva em alguns trechos do Estado, especialmente na metade norte capixaba, de acordo com o Incaper.

VEJA TAMBÉM: Chove forte nas cabeceiras do Rio Cricaré; inundações são registradas em Mantena e Barra de São Francisco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here