“Comemorar o aniversário do Município de São Mateus é um exercício de cidadania, de valorização dos aspectos históricos e culturais”. Esta é a conclusão do prefeito Daniel Santana, nesta entrevista exclusiva à Rede TC, marcando os 475 anos de colonização do solo mateense. Daniel está convicto que há avanços a serem comemorados. “Esta festa é um marco no nosso calendário, na qual resgatamos nossas lembranças culturais e que contamos com a presença das famílias mateenses”.
Aos 55 anos de idade, o prefeito enfatiza o potencial econômico da cultura e do turismo em São Mateus, especialmente na faixa litorânea que tem a Ilha de Guriri em destaque. Ele cita ainda avanços nas áreas industrial, comercial, educacional e agropecuário do Município e relata que a Secretaria de Planejamento está conduzindo a proposta de implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

 Rede TC – Como o senhor avalia o desenvolvimento de São Mateus, que chega aos 475 anos de colonização?
Daniel Santana – São Mateus é uma cidade rica em história e cultura, e de grande beleza natural, com diversos pontos turísticos nos seus mais de 2.000 quilômetros quadrados de área, e as ações da Prefeitura têm fomentado o turismo nas diversas praias existentes nos 43 km de litoral. É um Município em expansão econômica, estrategicamente bem localizado, e que nos últimos anos recebeu empresas de grande porte, tanto da indústria como do comércio. Além disso, houve uma importante expansão no setor educacional, tornando a Cidade de São Mateus um polo educacional no norte do Estado, com instalação de diversas faculdades particulares, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e expansão do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), que é uma unidade da Ufes, sendo instituições federais conceituadas nacionalmente. Além disso, vale ressaltar que o Município de São Mateus tem se destacado no setor agropecuário, tanto no âmbito estadual quanto nacional, sendo considerado o Município que mais exporta especiarias.

Leia também:   Jovem de 23 anos morre em acidente na zona rural de São Mateus

Rede TC – Que investimentos o senhor planeja, nesta reta final de mandato, para os cincos distritos do Município?
Daniel – Já fizemos vários investimentos nos diversos distritos, como manutenção de estradas vicinais, reconstrução de pontes e construção de barragens, além da ampliação dos serviços ligados à saúde e à assistência social. Contamos com uma equipe de engenharia que se empenhou na elaboração de projetos para desenvolvimento urbano, que hoje ultrapassa a casa dos 80 milhões de reais em projetos elaborados e aptos a captar recursos. Após o aumento da capacidade de investimento do Município, bem como a possibilidade de captação de recursos por meio do Finisa e do Bandes, poderemos executar os projetos e fazer maiores investimentos na área de desenvolvimento urbano.

Rede TC – Quais as principais potencialidades que o senhor observa em São Mateus e como pretende utilizá-las para gerar desenvolvimento econômico com sustentabilidade e bem-estar social?
Daniel – A Secretaria de Planejamento está conduzindo a proposta de implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) em São Mateus, que tornará o Município ainda mais atrativo para instalação de empresas. E tem se articulado intensamente com o setor empresarial, tanto nacional quanto internacional, havendo inclusive propostas em curso de instalação de novas empresas na Cidade. Além disso, a potencialidade econômica da cultura e do turismo local é incalculável, pois tem movimentado intensamente nos últimos anos o setor hoteleiro e o comércio, apresentando grande capacidade de empregabilidade. A equipe da Prefeitura tem se dedicado na elaboração e implantação de projetos de desenvolvimento do turismo, com destaque para o turismo rural.

Leia também:   Investigado por homicídios em São Mateus é preso na Bahia

Rede TC – Qual o principal motivo para o mateense comemorar nesta festa dos 475 anos?
Daniel – O Município é berço de cultura e história, e traz lembranças únicas passadas de geração a geração. A própria Festa da Cidade é prova disso, pois é considerada uma comemoração tradicional, que exalta não só a cultura e a economia local, como, também, a memória do cidadão mateense. Além disso, muitos são os motivos para o mateense comemorar, como a chegada do desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida. Os desafios são grandes e a administração não tem poupado esforços para melhorar a infraestrutura, trazendo modernidade, acessibilidade e inovação para a Cidade. Prova disso estão aí: inauguração de escolas, pavimentação de ruas, ampliação do calçadão de Guriri, busca de soluções para o problema da água e do saneamento básico, entre outros. Muito ainda há para ser feito, no entanto o mateense tem motivos para comemorar os avanços alcançados até aqui. Nosso povo é batalhador e sofredor, e merece todo esforço para caminhar de forma próspera. Esta festa é um marco no nosso calendário, na qual resgatamos nossas lembranças culturais e que contamos com a presença das famílias mateenses. Por esse motivo, a Administração Municipal tem alegria em poder organizar e proporcionar esses momentos à população, de forma gratuita, para que todos tenham acesso ao direito social fundamental ao lazer.

Leia também:   Polícia Militar apreende três armas e detém homem de 24 anos

Rede TC – Qual é a mensagem do senhor para este momento especial do Município?
Daniel – Comemorar o aniversário do Município de São Mateus é um exercício de cidadania, de valorização dos aspectos históricos e culturais de nossa Cidade. É expressar o amor pela terra que nos acolhe, e possibilidade de continuar a escrever a nossa história, sendo o cidadão mateense personagem principal. Em nome de toda a equipe da Administração Municipal, neste dia 21 de setembro desejamos que cada munícipe seja autor dessa história, que se resume na capacidade de superar os desafios e a conquistar novos projetos. Festejar o aniversário da Cidade é comemorar a história da população! Parabéns, cidadão mateense!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here