Por
Wellington Prado
Repórter
Aos 19 anos, o estudante Gustavo Travaglia Largura está no segundo período de Curso de Medicina, no qual conquistou uma bolsa integral. Para chegar a essa tão concorrida formação superior, o mateense residente em Guriri tem como um dos principais instrumentos a paixão pela Matemática, estimulada na sua trajetória de educação básica cursada em escolas públicas de ensino em São Mateus.
Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Gustavo lembra que o gosto pela Matemática iniciou no quarto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Herinéa Lima Oliveira, quando participou pela primeira vez da Olimpíada Canguru de Matemática e conquistou uma medalha, a de prata. “Aí eu comecei a me familiarizar pela matéria”, garante.
Daí em diante, a paixão pela disciplina só foi crescendo, no decorrer do ensino fundamental e também no ensino médio, cursado na Escola Estadual Wallace Castelo Dutra, em Guriri. Por três anos, ele aprofundou o conhecimento nessa área de ciências exatas no Projeto Iniciação Científica de Matemática (PicMat), do programa Matemática na Rede, da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

Foto: Divulgação
Na educação básica, ele colecionou premiações: Olimpíada Canguru de Matemática (prata em 2015 e 2019; bronze em 2017 e 2018), Matemática sem Fronteiras (ouro em nível estadual e nacional em 2017 e 2018), Olímpiada Brasileira de Astronomia (bronze em 2019), Olimpíada Brasileira de Robótica (bronze em 2019), Maratona Cactus (bronze em 2020) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (bronze em 2021 e 2023).
O estudante Gustavo relata que um professor o instruiu e encorajou nessa trajetória. “O Alexandre (Alexandre Marcelino de Mello) me acompanhou na Escola Herinéa. Na [Escola] Wallace, ele não dava aula, mas continuou me estimulando e me incentivando”, frisa.
O caminho até a Medicina
Devido à paixão pela Matemática, o estudante Gustavo Travaglia Largura disse que pensava, a princípio, que quando ingressasse em um curso superior seria para uma graduação relacionada à área das exatas, como uma engenharia. No entanto, salienta que no ensino médio foi percebendo que, além da Matemática, gostava de estudar assuntos das áreas da Biologia e Ciências da Natureza. Foi quando, segundo ele, surgiu o sonho de cursar Medicina.
E para alcançar o objetivo, Gustavo assegura que a Matemática o ajudou muito, inclusive no vestibular. “Na prova tinham questões de Matemática, de cálculos enormes e consegui ir bem em todas”, recorda. Ele frisa que ficou no segundo lugar entre os vestibulandos que buscavam bolsa.
“Estou gostando bastante, é a primeira turma. Eu estou finalizando o segundo período e irei para o terceiro de 12 períodos. Me encontrei nessa área”, pontua. Ele acrescenta que não definiu qual especialidade médica pretende seguir. “Meu sonho é continuar minha faculdade e me formar, fazer uma residência e ter um futuro sólido”, garante.
INCENTIVO DA FAMÍLIA
Nascido em Linhares, mas residente em São Mateus desde um ano de idade, Gustavo Travaglia Largura é filho do autônomo Reginaldo Largura e da professora Lidiane Travaglia Fernandes, que leciona Filosofia no ensino fundamental. Ele tem um irmão, Guilherme Travaglia Largura, que cursa Ciência da Computação.
Gustavo destaca que a família sempre esteve presente em sua vida, o estimulando e o incentivando aos estudos.
“ACREDITAR NO SEU SONHO”
Inspiração para outros estudantes, Gustavo Travaglia Largura deixa uma mensagem a outras crianças e adolescentes que desejam um futuro promissor. “Eu falo em acreditar no seu sonho. A gente olha Medicina, é um curso que a gente vê que é difícil passar. Eu nunca acreditei que conseguiria passar num curso desse, ainda mais numa bolsa integral sem pagar nada” – afirma.
Diante do que conquistou, Gustavo reforça: “Você é capaz, se pegar e focar, poderá conseguir, independente do seu objetivo”, sustenta.
O estímulo do professor Alexandre
Um professor teve um papel fundamental para o estudante Gustavo Travaglia Largura se destacar na Matemática e trilhar o caminho até a Medicina: Alexandre Marcelino de Mello. À TC, o educador relata que identificou o talento de Gustavo quando ele estudava no quarto ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Herinéa Lima Oliveira, ao perceber a aptidão dele aos conceitos matemáticos.
O professor pontua que passou a acompanhar o aluno nos estudos, incentivando-o a se dedicar e se aprofundar ainda mais na Matemática, tendo sido docente dele do sexto ao nono ano, seguindo depois o acompanhando no ensino médio na Escola Wallace Castello Dutra, onde também lecionava.
“Eu dei aula para o Gustavo na escola municipal, estadual e no PicMat. Na escola regular, eu preparava atividades mais avançadas para o Gustavo, pois ele já estava em um nível acima da série regular. E ele reforçava ainda mais o raciocínio nas aulas do PicMat, em que eu também era professor” – relata o educador.
Alexandre Marcelino de Mello frisa que é muito gratificante ver os estudantes que passaram por ele conquistando sonhos e objetivos. “Para nós, professores, se um aluno da turma seguir o caminho dos estudos e focar em seu projeto de vida, já é uma vitória. Tenho vários alunos que estão estudando com bolsas, em universidades e até já fazendo doutorados. Isso nos motiva em nossa profissão” – conclui.
Foto do destaque: Divulgação