Um curta-metragem do roteirista e diretor mateense, Lucas de Jesus Ferreira, representa o Brasil na 24ª edição do San Francisco Black Film Festival, na Califórnia, nos Estados Unidos. O evento acontece entre os dias 16 e 19 de junho.

Lucas, que reside atualmente em Salvador, onde o filme foi gravado e circula desde agosto de 2021, é natural de São Mateus e já residiu no Bairro Morada do Ribeirão. “Sou filho de Benedito de Jesus Ferreira e Diná de Jesus Ferreira, do Bairro Morada do Ribeirão, e neto de Seu Pedroca e Dona Ana, lá da Comunidade do Rio Preto. Todos parentes dos Laudêncios” – apresenta-se.

“Passamos por mais de 70 festivais em mais de 15 países e conquistamos mais de 25 premiações nacionais e internacionais”, destaca Lucas.

O diretor detalha que no elenco do filme estão atores como Wesley Guimarães, Heraldo de Deus, Sérgio Laurentino, Andréia Fábia e Adili Pita.

 

QUANTOS MAIS?

De acordo com ele, o enredo de Quantos Mais? é inspirado em histórias reais e retrata o sonho interrompido e a violência contra a comunidade negra.

“O filme mostra a realidade triste e cruel que vivenciamos diariamente. Poder usar o cinema para dar voz e visibilidade a este tipo de luta para mim é muito importante. É usar a minha arte para poder reverberar diálogos pertinentes para a sociedade de uma forma geral”.

O curta finaliza com uma profunda reflexão sobre genocídio de negros, segundo ele. “Quantos mais terão que morrer para você perceber que eles estão nos matando?” – indaga. “É uma felicidade imensa para nós ver nosso filme circulando o mundo”.

Lucas detalha ainda que o filme foi produzido por Cinemas Possíveis e Sujeito Filmes. “Representar um País inteiro em um festival tão importante quanto este é um indicador de que estamos no caminho certo e que nossas narrativas têm importância e relevância mundial”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here