O curso de Agronomia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) é um dos 10 cursos da Universidade Federal do Espírito Santo que obteve conceito máximo 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado foi apresentado nesta semana pelo Ministério da Educação.

As engenharias Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção, além de Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição e Medicina são os cursos dos campi de Vitória que aparecem na listagem. Nutrição, de Alegre, também recebeu conceito 5 na avaliação realizada em 2019, da qual participaram 29 cursos da Universidade. Na avaliação de 2018, três cursos da Ufes receberam nota máxima.

Na listagem, outros 13 cursos foram avaliados com conceito 4, um aumento de mais de 85% com relação à última avaliação. Seis cursos obtiveram nota 3. Nenhum dos cursos da Ufes avaliados em 2019 obteve conceito 1 ou 2.

O reitor Paulo Vargas comemora o resultado do Enade destacando que os dados demonstram que a Ufes tem agregado sempre mais qualidade aos seus cursos, o que retorna em melhorias para toda a sociedade. Ele ressalta que a continuidade desse processo exige que os investimentos na Universidade sejam mantidos e ampliados por meio de um orçamento compatível com os serviços que presta e os resultados que gera.

Leia também:   MPF recomenda a suspensão do processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes

“As notas obtidas pela Ufes em 2019 demonstram o empenho de professores, estudantes e coordenadores de cursos em obter melhorias contínuas nos cursos e na qualidade do ensino”, analisa Leila Massaroni, secretária de Avaliação Institucional da Ufes.

O Enade tem por objetivo avaliar, com notas que variam de 1 a 5, a qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. “Utilizamos como parâmetro a nota 3, considerada satisfatória. Acima disso, as notas 4 e 5 demonstram que há um maior aproveitamento por parte dos estudantes” – explica a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here