Por Wellington Prado – Repórter
São Mateus – Mais de 600 atletas já garantiram presença na Corrida do Bombeiro, que será realizada no dia 18 de outubro, em São Mateus, para marcar os 30 anos da presença da corporação no Município. A expectativa da organização é reunir entre 800 e 1.000 corredores nas provas de 5 km e 10 km, além da corrida infantil.
Subcomandante da 1ª Companhia Independente, o capitão Davi Pedroza afirma que a programação foi planejada para aproximar a corporação da população e transformar a data comemorativa em um grande encontro com a comunidade.
“A nossa ideia é fazer uma integração entre as agências de segurança pública com a comunidade”, destaca o oficial.
A programação está prevista para iniciar às 7h, com a corrida adulta. Às 9h, será realizada a prova infantil, na categoria Kids. Ao longo do dia, a sede do Corpo de Bombeiros, no Bairro Park Washington, também receberá uma série de atividades abertas ao público.
“Durante todo o dia, a gente vai ter demonstração de atividades técnicas do Bombeiro, vamos ter exposição das viaturas” – detalha o capitão.
Entre as atrações previstas está a exposição de uma viatura de 1927 da corporação, de fabricação inglesa. Também estão sendo planejados estandes da Polícia Militar e da Polícia Penal, além de atividades como tirolesa e demonstrações relacionadas ao trabalho dos bombeiros. A programação deverá incluir ainda ações alusivas ao Outubro Rosa.
A estimativa é de que aproximadamente 1.600 pessoas circulem pela estrutura que será montada na sede da companhia durante as atividades.
Inscrições e categorias
São Mateus – O capitão Davi Pedroza detalha que as inscrições para a corrida continuam abertas pela internet, pelo endereço suainscricao.com/evento/corrida-do-bombeiro, com valores definidos de acordo com cada categoria.
Nos 5 quilômetros, podem participar atletas a partir dos 14 anos, com categorias por faixa etária e para pessoas com deficiência (PCD). Nos 10 quilômetros, a idade mínima é de 18 anos, também com categorias por faixa etária e PCD.
Haverá ainda uma categoria específica para agentes de segurança pública.
Percurso inclui pontos turísticos de São Mateus
São Mateus – Além do desafio esportivo, os participantes terão a oportunidade de percorrer alguns dos principais pontos turísticos de São Mateus.
No percurso de 10 quilômetros, a largada será em frente à sede do Corpo de Bombeiros. Os atletas seguirão por uma trilha próxima ao aeroporto e, posteriormente, por vias em direção ao Sesc, no Bairro de Fátima (Ideal).
Na sequência, o trajeto passará pelo Sítio Histórico Porto de São Mateus e pela Avenida Cricaré, no Bairro Cacique. Os corredores seguirão em direção à Avenida João XXIII, passando pelo monumento Igreja Velha, antes de retornar à sede, no Bairro Park Washington, onde também estará instalada a linha de chegada.
Já o percurso de 5 quilômetros terá largada defronte à Companhia e seguirá até a região do Sesc, com retorno a partir da Praça Péricles Ramos, no Bairro Ideal.





