Com volume de chuvas abaixo da média histórica, cresce as condições favoráveis a ocorrência de incêndios em vegetações. Em mensagem à Rede TC de Comunicações, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cristiano Sartório apresentou dicas à população para esse período.

“É notório que estamos passando por um período de estiagem. Sugiro a todos que se preocupem com os respectivos patrimônios que possam ser danificados por incêndio em vegetação devido a propagação para edificação e/ou equipamentos” – afirma o comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Linhares.

O tenente-coronel orienta a prevenção como a confecção de aceiros próximos a edificações residenciais, comerciais e industriais. Aceiros são faixas de terrenos sem vegetação, que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo.

Outra recomendação é não deixar a vegetação alta ao redor de equipamentos, tanques de combustíveis, depósitos de materiais combustíveis, edificações, madeiras estocadas, pilhas de cavacos de madeiras, secadores de café e/ou outro produto agrícola e veículos.

Os atendimentos a incêndios em vegetação aumentaram no Espírito Santo, mas em São Mateus houve redução.
Foto: CBMES/Divulgação

No caso de veículos, sejam máquinas, automóveis, caminhões ou carreta, a recomendação é não estacionar sobre vegetação rasteira.

Também é orientado que se efetue aceiros ao redor de matas, plantações, pastos, cercas das propriedades e estruturas feitas em madeiras ou similar. O tenente-coronel Sartório reforça também a importância da conscientização sobre o perigo de fogos de artifício em período de estiagem. Outro ponto é não fazer queimadas para limpeza de terrenos nesse período.

 

Cuidados com secador de café

 

Para quem tem secador de café ou outro equipamento similar, o comandante recomenda que se faça um sistema que possa jogar água com pressão e vazão para controlar as chamas no início da eclosão do incêndio. Outra medida é isolar os locais com acúmulo de palhas onde possam gerar alguma faísca.

 

Atendimentos a incêndio de vegetação  no Espírito Santo aumentaram em 2024

 

Conforme dados apurados pela Reportagem TC com a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, a quantidade de atendimentos a chamados de incêndio em vegetação aumentou 30,78% no Estado nos cinco primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.

Em 2023, de janeiro a maio, o Corpo de Bombeiros registrou 601 atendimentos a incêndios em vegetação. Nesse período de cinco meses em 2024, a quantidade foi de 786 atendimentos.

Em análise, houve um crescimento de 96,32% nos atendimentos em todo o Estado no mês de maio em relação a abril, passando de 136 para 267.

 

São Mateus tem queda nos registros

 

No Município de São Mateus houve queda de 15,78% nos atendimentos a incêndios em vegetação nos cinco primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período em 2023.

Nos cinco primeiros meses do ano passado, São Mateus registrou 57 atendimentos. A quantidade caiu para 48 casos no mesmo período deste ano.

No mês de maio de 2024, o Município registrou nove atendimentos, uma redução de 30,77% em relação ao mês de abril, quando ocorreram 13 atendimentos.

 

Bombeiros realizam Semana de Prevenção contra Incêndio

 

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo realizará a Semana de Prevenção contra Incêndio 2024. As atividades, que também fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro em 2 de julho, serão realizadas de 30 de junho a 7 de julho.

A Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros relata que haverá atividade em São Mateus no dia 6 de julho. Os bombeiros estarão com uma tenda na Praça Mesquita Neto, das 8h às 12h. Nesse dia, ainda está programado um simulado de desencarceramento de vítimas presas às ferragens, às 9h30, em local ainda a ser definido, no Município.

 

Foto do destaque: CBMES/Divulgação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here