Cooperados da Veneza se reuniram na manhã dessa quinta-feira (31) em Assembleia Geral Extraordinária no auditório da Apae de Nova Venécia onde deliberaram e deram mais um importante passo votando pelo avanço da proposta de união entre as cooperativas Veneza e Coopeavi. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Veneza, a votação final foi marcada para o dia 20, no Lions Clube de Nova Venécia.

“No mesmo momento, acontecia no município de Santa Maria de Jetibá, onde fica a sede da Coopeavi, a votação pelos cooperados de lá, que também aprovaram a proposta. Com a incorporação, a Veneza terá grande representatividade dentro da Coopeavi, com diretor e conselheiros, sendo representantes das regiões norte e noroeste do estado, onde a Veneza atua” – enfatiza a cooperativa.

O presidente da Veneza, José Carnieli, falou sobre como iniciou o processo de incorporação e a importância da união para o fortalecimento das duas cooperativas. “Tudo começou por meio do Programa Parceiros para a Excelência, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC), com implementação de um modelo de gestão focado em melhoria de resultados e aumento de competitividade. É uma iniciativa importante para o futuro da Veneza e dos nossos produtores. Não se trata de compra e venda, mas sim de uma união. Hoje a Coopeavi trabalha com aves, café, nutrição animal e produtos agropecuários. Com a entrada do segmento leiteiro, seremos a maior cooperativa do Espírito Santo no agronegócio. Vai fortalecer a atividade na região de atuação da Veneza, além de abrir um leque de oportunidades” – disse Carnieli.

COOPEAVI
O professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Bartilotti, apresentou a Coopeavi ao público presente e destacou algumas ações que poderão surgir a partir dessa união. “Vai proporcionar que os cooperados de ambas tenham acesso a todas as atividades. Vai favorecer o crescimento das duas entidades. E para encarar esse competitivo mercado, precisamos unir forças” – afirmou o professor.

A Veneza destaca que, atualmente, a Coopeavi fatura em média três vezes mais do que a cooperação de Nova Venécia. “Essa união proporcionará ainda mais ganho de mercado, modernização das atividades e competitividade, permanecendo forte e com mais recursos para investimentos em médio e longo prazo”, detalha.

Aprovação sem nenhum voto contra em Nova Venécia

Os cooperados presentes aprovaram, sem nenhum voto contra, e com apenas uma abstenção, pela continuidade do processo de incorporação, conforme informou a Assessoria de Comunicação da Veneza. Na mesma oportunidade, também foi aprovada a composição de uma comissão e um assessor técnico para acompanhar toda a transição.

“Hoje tivemos uma decisão sábia e muito importante para o futuro da Veneza, seus cooperados e colaboradores. Nada vai mudar em se tratando de produção, atendimento ao cooperado, assistência técnica e outros serviços. Nossa fábrica permanecerá aqui e nossos produtos vão continuar com a marca Veneza. Seremos o setor leiteiro na Coopeavi” – destacou o presidente da Veneza, José Carnieli.

OCB
Superintendente do Sistema OCB-ES, Carlos André Santos de Oliveira participou da reunião e disse que a incorporação será um grande avanço para o cooperativismo. “A Coopeavi vai entrar no setor que ela ainda não atua, que é o leite. Se não for a Veneza, então será com outro parceiro. Não tenho dúvida de que vai fortalecer o segmento leiteiro de toda essa região. Seremos uma só cooperativa, muito forte, atuando em vários segmentos. O melhor caminho é somar forças para enfrentar o mercado e continuar crescendo” – afirmou.
De acordo com a cooperativa, a Assembleia Geral contou com grande representatividade de conselheiros da Veneza, cooperados e autoridades locais.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here