Em reunião deliberativa da Comissão de Educação no Senado Federal, i senador Fabiano Contarato (Rede-ES) requereu uma audiência pública para debater o Enem, com foco em igualdade de oportunidades. “Hoje, infelizmente, a educação pública está falida, longe da realidade, dentro daquilo que o próprio MEC exige”, afirma.
“O aluno que vem de escola pública, para ele se submeter ao teste Enem é quase que impossível, porque a concorrência é totalmente desleal, as vagas estão sendo ocupadas pelas grandes escolas de ensino particular de tempo integral, saindo da real finalidade que determina o Artigo 6º da Constituição Federal, quando diz que tanto a saúde como a educação são direitos de todos, mas dever do Estado”, complementa o senador.
Contarato adiantou que, além da audiência pública, apresentará oportunamente a indicação para que seja convocado o ministro da Educação, técnicos e representantes do Inep, bem como pessoas que formulam o Enem. “Isso é totalmente fora da realidade. E digo mais, se não for o sistema de cotas, a classe baixa, pobre, jamais alcançará o que é devido a ela. Um filho de um pedreiro, cujo sonho é entrar num curso de medicina numa universidade federal, fica quase impossível. As vagas são concorridas entre os grandes cursinhos, tempo integral, violando esse direito constitucional que está previsto desde 1988. Acho que passou da hora de provocar a queda de máscaras das instituições que compõem o Estado, dentre elas a do próprio Ministério da Educação e Cultura” – argumentou o senador.