Para enfrentar a criminalidade, principalmente no meio rural, representantes dos municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário articulam a criação de um conselho. De acordo com a presidente do Conselho Interativo de Segurança dos Quilômetros, Ana Paula Martin Machado, o objetivo é que esses municípios discutam ações coletivas para implementação na região. Ela acompanhou produtores rurais na tarde desta segunda-feira (14), na 18ª Delegacia Regional de São Mateus, para prestar solidariedade ao empresário Rogério Lima, que reagiu a tentativa de assalto, sexta-feira (11). De acordo com o apurado pela polícia, um assaltante morreu e outro fugiu.

Ana Paula explica que o objetivo é que novo conselho já esteja em funcionamento em dois meses. Ela adianta que mensalmente serão discutidas propostas para a segurança pública. A conselheira antecipa que essas sugestões devem ser levadas ao Governo do Estado, especialmente à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por gestores de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário.

Alguns pontos a serem reivindicados já até estão definidos. Um deles é a instalação de barreira de segurança em Pedro Canário, para impedir que criminosos da Bahia entre no Espírito Santo. Outra proposta é o fornecimento de equipamentos tecnológicos para a zona rural, incluindo videomonitoramento.

Ana Paula Martin recorda que, na Região dos Quilômetros, em São Mateus, produtores rurais utilizam aplicativo de mensagens por smartphone e radiocomunicadores para trocar informações sobre ações de criminosos na área de abrangência. E também compartilham imagens de câmeras de monitoramento particulares. Segundo ela, essa iniciativa já evitou alguns crimes.
Leia também: Vigília em solidariedade durante depoimento de vítima que reagiu a assalto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here