Um dado assustador logo no início de 2019. O Conselho Tutelar de São Mateus registrou, desde a madrugada do dia 1º, 14 casos de violência sexual contra crianças, sendo 13 do Município e uma de Jaguaré que recebeu atendimento no Hospital Roberto Silvares. Mesmo sem levantamentos precisos de 2018 como comparativo, o número alarmou conselheiros que orientam os pais a terem mais atenção e diálogo com os filhos, no sentido de perceberem qualquer sinal de comportamento diferente. Os casos mais recentes foram registrados domingo (13), em Jaguaré, e na segunda-feira (14), em Guriri. Em Jaguaré, o autor não foi identificado. Já em Guriri, o homem apontado como suspeito é companheiro da avó da vítima e foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.

Presidente do Conselho Tutelar de São Mateus, Susi Darle Lucindo detalha que as 14 vítimas têm idade entre de 5 e 10 anos e, com exceção do caso de Jaguaré que não teve suspeito identificado, os denunciados são familiares ou pessoas próximas das crianças. Susi acrescenta que há ainda outras denúncias em apuração.

Leia também:   SÃO MATEUS: Sala do empreendedor ganha mais um prêmio por desempenho

O conselheiro Romilson Candeias Esteves frisa que é preciso os pais ficarem atentos. “A criança sempre dá indícios de que algo está acontecendo. Ela fica diferente e muda o comportamento”. Conforme aponta, o abusador, na maioria das vezes, é um familiar ou pessoa próxima à família, que observa a possível falta de atenção para agir.

ACOMPANHAMENTO
Susi explica que, em casos de abuso, o Conselho Tutelar faz o acompanhamento de todos os procedimentos de saúde, comparece na Delegacia de Polícia Civil acompanhado com pais ou responsáveis, encaminha a criança para exames detalhados no Serviço Médico Legal, aciona o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Um relatório do Conselho é encaminhado ao Ministério Público. Paralelamente a esses procedimentos, o Conselho Tutelar ainda acompanha o inquérito criminal instaurado pela Polícia Civil.

Os conselheiros alertam ainda que as denúncias de abuso ou de violência sexual contra crianças podem ser feitas pelos telefones 9.9815.9547 (plantão) e 3767.3999, ou ainda pelo Disk 100. As denúncias podem ser feitas de forma anônima. O Conselho Tutelar de São Mateus está localizado na Rua Professora Isaura Santos, 222, Bairro Boa Vista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here