O sonho da comunidade regional de ter um curso de Medicina no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, está cada vez mais próximo de ser concretizado. A confiança foi ampliada após reunião nesta semana no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
O secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, e o Coordenador-Geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, Francisco de Assis Rocha Neves, receberam a comitiva capixaba formada pelo deputado federal Helder Salomão, o reitor da Ufes Eustáquio de Castro, o pró-reitor de Administração Roney Pignaton e o diretor do Ceunes Luiz Fávero.
“Na reunião, o deputado Helder e o reitor da Ufes e seus representantes explicitaram as condições plenas do campus para receber o novo curso e pediram urgência na assinatura da pactuação e autorização para abertura do curso de Medicina. Ficou acordado que a Universidade enviará ao MEC as informações relacionadas aos recursos necessários” – disse o pró-reitor da Ufes, Roney Pignaton, em entrevista à Rede TC de Comunicações nesta quarta-feira (28).
Dentre as informações a serem enviadas ao MEC, ele detalha que estão o planejamento para recebimento de vagas, docentes e de técnicos administrativos, bem como os recursos orçamentários necessários para funcionamento do curso.
“Particularmente, fiquei muito contente com a reunião, pois estabelecemos que a partir dessa manifestação da Universidade será possível ajustarmos com o MEC quais os recursos serão garantidos. A partir daí, a autorização poderá ser efetivada na expectativa de que o curso possa iniciar em 2025” – explica.
Diretor do Ceunes diz que MEC reforça condições para o curso em São Mateus
Diretor do Ceunes, o professor Luiz Fávero também demonstrou otimismo para que em breve seja anunciada a criação do curso de Medicina no Centro Universitário. O professor afirma que o coordenador-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, Francisco de Assis Rocha Neves, reforçou que o Ceunes tem excelente estrutura e que a rede de saúde do Município oferece condições para o funcionamento do novo curso.
“O secretário informou que é interesse do Ministério criar o curso de Medicina no campus São Mateus da Ufes e se comprometeu a dar seguimento nos trâmites necessários para a efetiva pactuação. De nossa parte, enquanto Ufes, enviaremos outros documentos relacionados ao planejamento escalonado de contratações de docentes e de técnicos tendo como objetivo o início das atividades do curso em 2025, provavelmente no segundo semestre” – detalha Luiz Fávero.
O diretor do Ceunes ressalta ainda que a reunião em Brasília foi “interessante”, deixando a comitiva capixaba ainda mais confiante na autorização e pactuação do curso de Medicina. “Importante destacar e agradecer o apoio da bancada capixaba, conforme afirmado pelo deputado Helder Salomão, que articulou essa reunião com o Ministério da Educação”, sustenta.
Helder Salomão acredita em anúncio do MEC em breve
“A expectativa é que a gente tenha o anúncio da implantação [do curso de Medicina no Ceunes] em breve”, disse o deputado federal Helder Salomão em entrevista à Rede TC de Comunicações nesta quarta-feira. O otimismo é creditado à reunião realizada no dia anterior na sede do MEC, que ele avalia ter sido muito produtiva.
“O processo já está bem adiantado. Discutimos os ajustes finais que devem ser feitos nos próximos dias e estamos muito confiantes que teremos em breve o anúncio” – afirma. O parlamentar reforça que o próximo passo é fazer os ajustes entre o MEC e a Universidade Federal do Espírito Santo.
“A nossa expectativa é que em breve teremos o anúncio da implantação do Curso de Medicina em São Mateus, o primeiro curso de Medicina público no interior do Espírito Santo, uma luta da nossa bancada, do nosso mandato, com apoio de prefeitos, lideranças políticas de todo o Estado do Espírito Santo, e o empenho da Universidade Federal do Espírito Santo. Como disse, os próximos passos serão feitos para realizar esses ajustes, como número de vagas e cargos que tem que ser disponibilizados. A expectativa é de que a gente tenha o anúncio em breve” – manifesta.
Visita a Rio Grande do Norte
Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o diretor do Ceunes, Luiz Favero, e o médico do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) da Ufes, Marcello Dalla, fizeram uma visita ao curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Unifersidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, interior do estado.
De acordo com nota do Ceunes, o curso foi iniciado em 2014 e é reconhecido por ter elevadas avaliações e pela qualidade acadêmica oferecida.
Durante a visita, a comitiva conheceu detalhadamente a estrutura física da instituição e observou a dinâmica das atividades acadêmicas. Essas atividades ocorrem tanto no prédio novo da Universidade quanto na rede de saúde de Caicó e nos municípios vizinhos de Currais Novos e Santa Cruz, proporcionando uma visão mais abrangente do funcionamento e da integração do curso com a comunidade local.
“O encontro resultou em uma importante oportunidade para discussão de futuras colaborações. Ambas as diretorias manifestaram interesse em estabelecer uma parceria institucional com o objetivo inicial de apoiar academicamente o processo de criação e implantação do curso de Medicina no campus São Mateus da Ufes” – relata o Ceunes.
Foto do destaque: Divulgação