Em entrevista à Rede TC no início da audiência pública iniciada às 18h30 na Faculdade Vale do Cricaré, Cael salientou que o estudo aponta que São Mateus demanda de um investimento de R$ 500 milhões em 20 anos. -Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Alberto Linhalis, o Cael, disse que, assumindo os serviços de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário em São Mateus, pode investir uma boa parte dos recursos nos próximos cinco anos.

Em entrevista à Rede TC no início da segunda audiência pública sobre o tema, iniciada às 18h30 na Faculdade Vale do Cricaré (FVC), Cael salientou que o estudo aponta que São Mateus demanda investimento de R$ 500 milhões em 20 anos. “Eles não vão ser divididos em vinte anos, porque a carência aqui é muito grande. Então vamos tentar de várias formas, se toma recurso no mercado financeiro, ou se faz parceria com a iniciativa privada, ver qual a melhor modelagem para trazer os serviços da Cesan” – adiantou.

Realizadas na quinta-feira (25) em Nestor Gomes e nesta sexta na FVC, as audiências têm o objetivo de proporcionar à população do Município debater a proposta de contrato de programa a ser celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Cesan, para a prestação de serviços de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgotos em todo o Município.

Leia também:   Foragido por tentativa de homicídio é preso em Nova Venécia

O presidente da Cesan ressalta que os serviços de saneamento têm um custo elevado e que é difícil falar qual o valor desses investimentos mais imediatos. “Envolve estudos ainda a serem detalhados, projetos executivos, orçamentos, captação de recursos. É difícil falar qual o volume” – comentou.

Cael aproveitou e fez uma avaliação positiva da primeira audiência, com a população da zona rural. “Teve uma boa participação da sociedade, dos principais agentes políticos do Município, das pessoas que vão tomar a decisão. E da nossa parte, da Cesan, trouxemos para a população o que pretendemos. Mostramos a proposta de como vamos atuar. Os aspectos legais que regem a atuação da Cesan já estão previstos no Plano de Saneamento Básico, que está sendo revisado. Então, agora, é só uma questão de esclarecimento, de a população entender bem a proposta, de a Câmara debater o que é melhor para o Município”.

O presidente da Cesan afirmou ainda que está à disposição para vir ao Município, nos debates que se pretende fazer na Câmara de São Mateus, para sanar qualquer tipo de dúvida. Ele frisou que, nesta sexta-feira, permaneceu na Cidade com esse objetivo. “Conversando com diversos segmentos da sociedade, explicando, esclarecendo. Cabe à Cidade escolher, decidir. Se formos nós, posso garantir que vamos trazer o mesmo padrão que aplicamos em 52 municípios do Espírito Santo, ou seja, para 77% da população. Vamos trazer esse mesmo padrão, esse mesmo trabalho técnico, essa mesma vontade de contribuir com a sociedade, com uma visão bem social”.

Leia também:   Dom Aldo tem melhora no estado de saúde

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here