Estudantes mateenses de escolas públicas, incluindo dos centros de educação infantil, das redes municipal e estadual de ensino, além do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), poderão ficar sem aulas nesta quarta-feira (15), dia nacional de paralisação da educação. De acordo com estudantes do Ceunes e do Ifes, a concentração para a mobilização está programada para as 7h, defronte ao Restaurante Universitário do Ceunes, no Bairro Litorâneo.

Presidente do Diretório Acadêmico do Centro Universitário, Lorena Barros de Matos, afirmou que durante o ato serão decidias as ações que o movimento pretender fazer neste dia de paralisação. Ela informou ainda que, em assembleia realizada com 498 alunos do Ceunes foi aprovada a adesão ao ato com apenas um voto contra. Já o estudante do Ifes, Felipe Cezar Quintanilha de Oliveira, disse que está organizando um grupo com 38 alunos do Ifes para participarem do ato. Eles acreditam que não será possível realizar aulas nas duas instituições nesta quarta.

Leia também:   Corte de recursos pelo MEC prejudica também o Ceunes

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) realiza um ato nesta quarta em Vitória, na quadra do Ginásio Alvares Cabral com início previsto para as 8h. A orientação é para que todos os professores da rede estadual participem da paralisação.

SEDU E SME

Por meio de nota enviada à Rede TC a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) informou que, “visando garantir o cumprimento do calendário letivo, vai manter as aulas da rede estadual”. Afirma ainda que orientou as superintendências regionais a repassarem aos diretores a informação de que as escolas funcionem normalmente.

Já a Secretaria Municipal de Educação disse, também por meio de nota enviada à Rede TC que “a paralisação é uma adesão de cada equipe escolar, boa parte já sinalizou a paralisação”.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here